Abril Verde

ABRIL

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular que busca chamar a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

A escolha do mês de abril ocorreu porque, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Essa data foi escolhida porque, em 1969, uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores.

Desde 2005, o Brasil lembra nessa data o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2017, o Espírito Santo instituiu esse movimento em seu calendário oficial de eventos.

Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

O Biólogos exercem papel importante na área de saúde e em pesquisas utilizadas para detectar e avaliar riscos no ambiente profissional.

_______________

Fonte: https://m.vitoria.es.gov.br/noticia/abril-verde-saude-promove-acoes-sobre-prevencao-de-acidentes-de-trabalho-28158