Símbolo original da Profissão Biólogo antes da reformulação.
Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei n.º 6.684, pelo então Presidente da República João Baptista Figueiredo, qualificado como Profissão de Biólogo e criou o Conselho Federal de Biologia - CFBio - e os Conselhos Regionais de Biologia - CRBios, definindo -os, em conjunto, como autarquia federal com personalidade jurídica de direito público, semelhança dos demais conselhos profissionais já existentes.

Como as Associações que usam o DNA formam um espermatozóide, o fechamento do círculo dá origem a uma nova vida, com toda a sua complexidade - a essência da profissão de biólogo.

Biólogos em atividade na época da profissão, conveniados a definir dados da sanção dessa lei como Dia Nacional do Biólogo - 03 de setembro.

No dia 03 de setembro de 2009, foi comemorado os 30 anos de Profissão Biólogo. Como parte do programa de comemoração ou símbolo foi revitalizado.

A Forma

Começando pela forma que foi usada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e a perfeição, o que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele oferece uma proposta de conselho próprio, comando e ligação de valores, laços e vínculos entre profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, uma atividade, reproduzindo uma busca pelas melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.

Os Elementos

  • O DNA - Uma estrutura de DNA traz um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia.
  • O Espermatozóide - A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que encontra o óvulo (círculo azul, dá origem a uma nova vida, com toda a sua complexidade - uma essência da profissão do biólogo).
  • A Folha - Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo.
  • A Espiral - Se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que podem atualizar seus conhecimentos e adicionar informações úteis à sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais capaz, pode ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, uma representação de um caracol ou uma borboleta, mostrando uma interação do biólogo com biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

As Cores

  • O azul - Usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia.
  • O verde - Usado nas folhas. É a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
  • O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busque demonstrar forma e eficácia de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade.

A Pedra

ÁGUA MARINHA - Qualquer uma das suas várias tonalidades.

As cores das Áreas da Biologia

LARANJA - Biotecnologia e Produção
  • CORES DA BIOTECNOLOGIA

     
    VERMELHA - Medicina


    AMARELA - Produção de Alimentos


    AZUL - Recursos Marinhos


    VERDE - Agricultura


    MARROM - Terras Áridas e Desertos


    BRANCA - Industrial


    CINZA - Proteção Ambiental


    DOURADA - Bioinformática


    VIOLETA - Questões Filosóficas, Éticas e Legais


    NEGRA - Biossegurança
VERDE - Meio Ambiente e Biodiversidade
AZUL - Saúde