FISCAL BIÓLOGO MINISTRA PALESTRA EM UNIVERSIDADE DE MANAUS

Conselho Regional de Biologia da 6ª Região realiza palestra e minicurso em Roraima

1º Seminário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

  • Acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, no Auditório Auton Furtado Junior – FIEAM localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº 1919 – Centro de Manaus/AM.

    O evento busca capacitar especialistas, usuários, gestores e conselheiros sobre a legislação de recursos hídricos e aprimorar a compreensão técnica a cerca da temática, assim como discutir a elaboração do Plano de Bacia do Tarumã.

    Além de reunir os principais especialistas em gestão de recursos hídricos de Manaus e do Amazonas, estarão presentes especialistas de nível nacional como a Agência Nacional de Águas (ANA), representantes do Fórum Nacional de Comitê de Bacia e outros Comitês de Bacia e Agência de Água do Brasil.

    Ainda, será realizada uma grande discussão técnica sobre a realidade do Tarumã-Açu e sobre como orientar trabalhos futuros do Comitê e do futuro de suas águas. Contribua você também!

    As inscrição do evento deve ser feita a partir do link: https://www.even3.com.br/

    Acompanhe a programação.

Palestras – Dia do Biólogo 2018

Posse Conselheiros e Diretoria CRBio-02

  • Em Reunião Plenária Extraordinária tomaram posse, no dia 8 de maio, os dez conselheiros efetivos e os dez suplentes que venceram as eleições do CRBio-02, realizadas em final de março de 2015, com 63% dos votos válidos, para o quadriênio 2015/2019.

    Em sala fechada, os conselheiros efetivos elegeram os diretores do CRBio-02 para o biênio 2015/2017. São eles: presidente – Fernando Luiz Di Giorgio; vice-presidente – Elson Simões de Paiva; conselheira secretária – Lygia Maria D'aboim Inglez Sánchez; conselheiro tesoureiro – Marcos Loureiro Madureira.

    Durante toda a solenidade, a diretora tesoureira do CFBio, Fátima Cristina Inácio de Araújo, atuou como mestre de cerimônia, fazendo as honras da casa.

    Formaram a primeira mesa a então diretora secretária Elizabeth dos Santos Rios, o então presidente Vicente Moreira Conti, além do presidente do CRBio-08, César Roberto Góes Carqueija.

    Depois de eleito, Fernando Luiz Di Giorgio assumiu o seu lugar na mesa, junto com Fátima Araújo e o presidente do CRBio-08.

    Em seu discurso de posse, o presidente manifestou sua profunda gratidão pela confiança do expressivo número de colegas que, pelo sufrágio democrático, aprovou e acolheu ideias e propostas da chapa eleita: "O resultado das urnas nos dá respaldo para atuar com profundidade e ousadia", disse o novo presidente.

    Fernando Di Giorgio prometeu fazer nos primeiros meses de gestão um profundo diagnóstico dos possíveis problemas administrativos, buscando soluções e propostas para corrigi-los: "Sempre dialogando e dando ciência a todos os biólogos regularmente registrados."

    Finalizando, informou: "Almejamos uma entidade mais enxuta, mais ágil, ativa e uma vez corrigida as questões internas, voltaremos nossas energias e recursos para a defesa da nossa profissão visando ampliar a atuação do biólogo nos diferentes campos de trabalho onde pode estar presente, e que hoje tem seu espaço reduzido em detrimento de outras profissões. Temos muitos desafios a vencer. A união faz a força e unidos seremos fortes."


Curso de Viveirista promovido pela Ecoporé capacita indígenas de Rondônia

  • Dezenove indígenas de diversas etnias foram capacitados no primeiro curso de viveiristas, promovido pela ONG Ecoporé em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e com apoio da rede ambiental Friends of the Earth Sweden, da Suécia.

    De acordo com o ministrante do curso, técnico florestal Derlival Batista, o curso possibilitou a capacitação dos indígenas que implantarão viveiros nas comunidades no qual produzirão mudas para recompor suas áreas degradadas. "A ideia foi repassar os conhecimentos básicos sobre construção de viveiros, produção de mudas, coleta de sementes, formas de propagação das espécies para que sejam aplicados na comunidade. Esta ação também integra as atividades do projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental", disse.

    As Terras Indígenas vêm sofrendo com o desmatamento, erosão e perda da biodiversidade devido à crescente pressão pelos recursos naturais. Mayara Roberta, da etnia cinta larga, destacou que atuará também como multiplicadora do conhecimento em sua comunidade. "Nós aprendemos sobre diversas técnicas e em como implantar um viveiro. Foi bastante produtivo pois possibilitará o resgate das nossas áreas degradadas e replantar as espécies que estão desmatadas pelos madeireiros, como mogno e itauba", disse.

    Dentro da aldeia La Petania localizada na linha 11 em Cacoal (RO) o povo Paiter Suruí, desde 2005 vem realizando o reflorestamento de áreas que foram desmatadas há 15 anos, por madeireiros que derrubavam as árvores para vender a madeira de forma ilegal. Segundo o indígena Roni Suruí, de 27 anos, que está participando do curso, as técnicas aprendidas serão repassadas para os demais membros da aldeia. "Todos os anos pegamos uma área para reflorestar, em oito anos já conseguimos recuperar 30 hectares. O conhecimento que estou adquirindo irei aplicar na aldeia, na manutenção do viveiro que já temos, para cultivar mais opções de árvores nativas e frutíferas", afirmou Roni, contando que o povo Paiter possui 288 mil hectares de floresta em Rondônia e Mato Grosso.

    Os estagiários da ONG Ecoporé, Romas Pereira e Leonardo Amaral também ministraram o curso com carga horária de 24 horas, ocorrido entre os dias 11 a 13 de novembro de 2014, no viveiro de mudas da Ecoporé, em Rolim de Moura.

    Ao final, todos os participantes receberam os certificados.

Técnicos da Ecoporé participam de encontro nacional sobre Agricultura Familiar

  • O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG, é um espaço político que acontece de três em três anos, onde vários temas de amplo impacto para Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR são discutidos.

    A última 4ª edição ocorreu na cidade de Luziânia, Goiás, entre os dias 10 a 14 de novembro. Os técnicos da ONG Ecoporé, Marcos Antonio e Sheila Noele, participaram do encontro que teve o intuito de fortalecer e ampliar os processos de formação, referenciados na Política Nacional de Formação - PNF e no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS - visando construir estratégias formativas que fortaleçam e amplie a ação político-sindical, contribua para elevar a consciência crítica dos sujeitos e para a construção de entidades sindicais fortes e atuantes.

    Cerca de mil pessoas de todo o país participaram do encontro que incitou o debate sobre a importância da agricultura familiar, representação e representatividade sindical, reforma política, entre outros assuntos.

    “O Encontro foi bem produtivo no sentido a Contag é referência na luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho para a categoria trabalhadora rural. Foi um encontro que permitiu reunir representantes de federações, associações, sindicatos, grupos de base, terceiro setor e demais instituições que atuam nesta área da agricultura familiar e promovem assistência aos pequenos produtores. Entre os públicos do projeto Viveiro Cidadão, executado pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, estão os produtores rurais e a troca de informações foi fundamental para aprimorar nosso trabalho dentro do projeto”, disse Marcos, destacando que 2014 é o ano da Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.

    Grupos

    Durante o evento, foram formados diversos grupos de discussão que abordavam sobre a formação dos profissionais nesta área, no setor produtivo, a assessoria técnica voltada aos pequenos agricultores, segurança alimentar bem como sobre a importância da Agricultura Familiar na contribuição econômica, social e ambiental para o País.

    O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, também secretário de Formação da COPROFAM, iniciou o diálogo na Praça destacando a luta das organizações sociais do campo em defesa do AIAF/CI e do fortalecimento do setor. “Esse é o nosso ano, estamos todos os dias produzindo alimentos para todo o Brasil. Somos sujeitos que não só plantamos todos os dias, produzimos com amor”. O dirigente também ressaltou a diferença entre os modelos praticados pela agricultura familiar e o agronegócio. “Temos dois modelos, um é o agronegócio, que nunca deu conta de provar o seu papel social, econômico e político na sociedade. Eles dominam mais de 60% das nossas terras. E nós, com 24%, produzimos mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros e brasileiras.”

3º Encontro Paraense de Biologia (3ºEPBio)

03 de setembro, dia Nacional do Biólogo

  • A Profissão foi instituída no Brasil há 75 anos com o primeiro curso, então denominado de História Natural.

    Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei n.º 6.684, pelo então Presidente da Republica João Baptista Figueiredo, a qual regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o Conselho Federal de Biologia - CFBio - e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios, definindo-os, em conjunto, como autarquia federal com personalidade jurídica de direito público, à semelhança dos demais conselhos profissionais já existentes.

    As Associações de Biólogos em atividade na época da regulamentação da profissão, convencionaram estabelecer a data da sanção dessa Lei como Dia Nacional do Biólogo - 03 de setembro.

    E em comemoração a esta dada o CRBio-06 realizará no INPA uma confraternização que contará com palestras e um stande do próprio Conselho para realizar atendimento aos presentes.

    O evento será aberto à sociedade e será voltado para os Profissionais e Estudantes da área das Ciências Biológicas.

    Para visualizar toda a programação de Regional deste dia, Clique aqui!

    Para visualizar toda a programação de Manaus deste dia, Clique aqui!

dias 27 e 28/02/14 Congrebio 2014 - Congresso Nordestino de Biólogos

  • Entre os dias 27 e 28 de março de 2014, o Congresso Nordestino de Biólogos – Congrebio 2014 discutirá a profissão do Biólogo. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Hotel Littoral, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa-PB, e terá a participação de acadêmicos, pós-graduandos, profissionais, professores e outros interessados nas Ciências Biológicas.

    Para a realização do Congrebio 2014, foi planejada uma programação composta por palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos técnico-científicos, visando a atualizar e a complementar os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos e profissionais de Biologia, bem como por outros profissionais interessados no congresso, com a finalidade de ampliar o conhecimento dos participantes acerca das diversas áreas de atuação do Biólogo.

    Os resumos e resumos expandidos, para serem apresentados na versão 2014 do Congresso Nordestino de Biólogos, poderão ser enviados até o dia 8 de março de 2014, e devem estar relacionados com um dos seguintes eixos temáticos: ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo, ET-02 - Formação Profissional do Biólogo, ET-03 - História e Filosofia da Biologia, ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura, ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia, ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia, ET-08 - Educação Não-Formal, bem como ET-09 - Biologia Aplicada. Todos os trabalhos serão publicados em meio digital.

    O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio é um evento anual de iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal de promover encontros sistemáticos de Biólogos do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais. O Congrebio 2014, conta com o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de outros parceiros.

    Para maiores informações sobre este evento acesse: www.congresso.rebibio.net

06/07/13 (Sábado) - Avistar BH

  • Informações

    • Data: 06/07/13 - Sábado - Falta(m) 136 dia(s) para este evento
    • Cidade: Belo Horizonte
    • Estado: Minas Gerais
    • Tema: Conservação, Educação e Turismo
    • Duração: 2 dias até 07/07/2013
    • Tipo: Encontro
    • Contato da organização do evento: 

    Site do Evento: http://www.ecoavis.org.br/avistarBH

Curso Sobre Técnicas de Levantamento de Fauna para Licenciamento Ambiental

  • Informações

    • Data: 08/03/13 
    • Informações: Curso Teórico e Prático sobre Técnicas de Levantamento de Fauna, com abordagens específicas para cada grupo taxonômico (Ornitofauna, Herpetofauna e Mastofauna), com metodologias usadas para diferentes fins científicos, licenciamento ambiental, planos de manejo para UCs, resgate e monitoramento de fauna.
    • Cidade: Cachoeiras de Macacu
    • Estado: Rio de Janeiro
    • Tema: com abordagens específicas para cada grupo taxonômico (Ornitofauna, Herpetofauna e Mastofauna), com metodologias usadas para diferentes fins científicos, licenciamento ambiental, planos de m.
    • Duração: 3 dias até 10/03/2013
    • Tipo: Curso
    • Instituição: Reserva Ecológica de Guapiaçu
    • Preços: 400,00
    • Contato da organização do evento: selvagememfoco[@]gmail.com
    Site do Evento: http://www.selvagememfoco.com

XVIII Encontro de Zoologia do Nordeste

  • Informações

    • Data: 01/03/13 
    • Cidade: Maceió
    • Estado: Alagoas
    • Tema: "Do Oceano ao Sertão"
    • Duração: 5 dias até 05/03/2013
    • Tipo: Encontro
    • Instituição: Sociedade Nordestina de Zoologia
    • Contato da organização do evento: ezn2013@gmail.com
    • Site do Evento: http://ezn2013.blogspot.com.br/

Curso Introdutório em Ecossistema de Costão Rochoso

  • Informações

    • Data: 23/02/13 
    • Informações: Curso Introdutório em Ecossistema de Costão Rochoso 

    Ementa 
    Os ecossistemas de costão rochoso são estruturas caracterizadas em primeiro lugar pela sua rica biodiversidade de vida marinha e grande importância para a sobrevivência de espécies que se encontram nas zonas de transição deste ambiente para os ambientes subsequentes. Apesar de possuir uma grande complexidade e relevância ecológica esse ambiente vem sendo explorados, modificados e impactos de forma desastrosa pelas atividades antrópicas. Muitos desses impactos muitas vezes se tornam irreversíveis, prejudicando assim a produtividade e estabilidade destes ambientes. 

    Objetivo 
    O curso possui como principal objetivo a caracterização de ambientes de costão rochoso, bem como suas estruturas básicas, interdependências dos fatores bióticos e abióticos, biodiversidade e interesses econômicos destes ambientes. O curso objetiva ainda o fomento destes ambientes para criar um pensamento e conservação e exploração e utilização sustentável destes ambientes.

    Publico Alvo 
    Alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas e áreas afins que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos em bio marinha, comunidades escolares em geral e comunidades.

    Período 
    O curso introdutório em ecossistemas de Costão Rochoso será realizado por dois encontros divididos entre teórico e prático.

    Materiais e Métodos 
    O curso será dividido em conteúdo teórico (caracterização e apresentação de costão rochoso) e pratico (visita técnica para um ambiente de costão rochoso utilizando a pratica de mergulho livre para a identificação e caracterização dos temas abordados no encontro teórico).
    • Cidade: Caraguatatuba
    • Estado: São Paulo
    • Tema: BIOLOGIA MARINHA
    • Duração: 2 dias até 24/02/2013
    • Tipo: Curso de Extensão
    • Instituição: Instituto Educacional Dinâmico
    • Preços: 80,00 REAIS
    • Contato da organização do evento: biologoadriano@gmail

Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil

  • Informações

    O Parque Zoológico Municipal de Bauru se sente honrado de pela 4ª vez sediar um evento da magnitude do Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, principalmente em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas já se fazem sentir em todos os locais de nosso planeta. Sabemos que os mais afetados estão sendo os atuais exemplares de nossa fauna e flora, que através de milhares de anos evoluíram em um planeta sadio, com lentas mudanças climáticas, adaptando seus ciclos de vida ao clima dos ambientes em que viviam. Hoje cabe a nós técnicos, pesquisadores e administradores de instituições responsáveis pela manutenção "ex-situ", desenvolver esforços no sentido de conseguir a sobrevivência destas espécies em um mundo de rápidas e constantes transformações. Esforços no sentido de mudar os hábitos da população visando um desenvolvido com respeito aos ambientes naturais, um crescimento sustentável e a adoção de práticas que resultem na redução do consumo de matéria prima oriunda da sobreexplotação dos recursos naturais de nosso planeta, é nosso dever e nossa obrigação.

    Durante este congresso, estamos adotando práticas que visam minimizar os impactos ambientais de um evento desse porte. Não teremos atividades noturnas, para evitar um uso maior de energia elétrica, estaremos distribuindo aos participantes, canecas para uso pessoal, como forma de economizar o uso de copos de papel ou plástico, e com a finalidade de reduzir nossa pegada ecológica, resultante do deslocamento dos participantes, estaremos realizando o plantio de 98 mudas de árvores, com o compromisso do Parque Zoológico Municipal de Bauru, de mante-las sadias.

    Desejamos a todos os participantes um excelente aproveitamento, e que juntos possamos lutar pelas mudanças necessárias e assim, garantir um planeta mais saudável para as gerações futuras.

    Zootec. Luiz Antonio da Silva Pires
    Diretor Parque Zoológico Municipal de Bauru

XVIII Encontro de Zoologia do Nordeste

  • Informações

    • Data: 20/02/13 
    • Informações: O SIMAS (Simpósio de Animais Silvestres) compreende um evento organizado pela turma de Licenciatura em Ciências Biológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco do 8º Período, visando reunir pesquisadores, professores e alunos envolvidos com a área de Biologia, Zoologia, Veterinária e afins.
    • Cidade: Recife
    • Estado: Pernambuco
    • Tema: Zoonoses e Comportamento Animal
    • Duração: 3 dias até 22/02/2013
    • Tipo: Simpósio
    • Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
    • Preços: 20,00
    • Contato da organização do evento: simas2012.2@gmail.com