Albert Löfgren (1854 - 1918) – Johan Albert Constantin Löfgren, também conhecido como Alberto Loefgren, foi um botânico de origem sueca radicado no Brasil.7
Adolpho Ducke (1876 – 1959) – Foi um botânico, entomólogo e etnólogo brasileiro, de origem austro-húngara.
Mario Guimarães Ferri (1918 - 1985) – Professor da Universidade de São Paulo (USP) e homem versátil, tendo sido cientista, professor, editor, administrador e artista plástico.
Graziela Maciel Barroso (1912 - 2003) – Conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil, a pesquisadora e professora, foi a maior catalogadora de plantas do país.
Amaro Macedo (1914 - 2014) – Naturalista brasileiro, Amaro foi o maior coletor de espécies vegetais do Cerrado do século XX e entre 1943 e 2007, coletou 6008 espécies. Os exemplares estão espalhados pelos herbários do mundo todo. Várias das espécies que coletou foram descritas como espécies novas, sendo que cerca de 50 delas receberam o nome de Amaro Macedo, como homenagem de botânicos famosos.

Antes de falar do Biólogo, temos que entender, bem basicamente, o que é Biologia. A palavra Biologia é formada por dois radicais latinos, a dizer bios = vida e logus = estudo, trocando em miúdos a Biologia pode ser definida como o “estudo das coisas viventes”, ou “estudo da vida”. O profissional formado em Biologia é chamado de biólogo, um estudioso da vida. Ao contrário do que muita gente pensa, a curiosidade e a observação da vida e dos seres que nos cercam não é recente, pelo contrário.

Os primeiros Biólogos

O primeiro registro de pensamento científico que se tem na história é atribuído à Tales de Mileto, que viveu no século VI a.C. Tales estava andando pelas cercanias de sua casa e achou uma concha, sendo que essa região ficava a vários quilômetros do mar. Ao invés de atribuir essa descoberta à “vontade dos Deuses”, como era de costume na época, Tales concluiu que aquele local teria tido um mar em tempos remotos.

Passados alguns anos, temos na figura de Aristóteles, mais ou menos em IV a.C., a primeira pessoa a tentar classificar de alguma forma os seres viventes, sendo os seres racionais os que apresentavam temperatura corporal quente e corpo seco e os irracionais os que apresentavam temperatura fria e corpo úmido. No entanto, foi no período das grandes navegações que os estudos sobre a natureza ganharam um grande impulso.

Naquela época, os estudantes e observadores dos fenômenos naturais eram chamados de naturalistas. Como ser naturalista ainda não era considerado uma profissão, mas um passatempo, um hobby, geralmente os mesmos eram grandes proprietários de terras e fortunas que não tinham necessidade de trabalhar para se sustentar, logo tinham tempo suficiente para estudar e desenvolver suas pesquisas e observações. Naturalistas famosos foram: Carolus Linnaeus, Geofroy Saint-Hilaire, Georges Cuvier, Alfred Russel Wallace e o próprio Charles Darwin.

Os primórdios da Profissão Biólogo

Com o tempo, esse passatempo foi se tornando cada vez mais constante e logo esse conhecimento passou a ser transmitido nas Universidades, através dos cursos de Ciências Naturais. O curso de ciências naturais envolvia não só conhecimentos biológicos, mas também geográficos, geológicos, paleontológicos e históricos. O primeiro curso de Ciências Biológicas do Brasil , foi criado na USP em 1934 e ainda tinha o nome de História Natural. Somente na década de 1960 que o Curso de Ciências Biológicas veio a ter identidade própria em nosso país.

Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei n.º 6.684, que regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o Conselho Federal de Biologia - CFBio e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios, definindo-os, em conjunto, como Autarquia Federal com personalidade jurídica de direito público, dotadas de autonomia administrativa e financeira e mantidas por contribuições de cada profissional inscrito, quando de sua habilitação para o exercício profissional, à semelhança dos demais conselhos profissionais já existentes. Os Conselhos Profissionais foram criados com o objetivo de defender e disciplinar o exercício profissional.

As Associações de Biólogos em atividade na época da regulamentação da profissão, convencionaram estabelecer a data da sanção dessa Lei como Dia Nacional do Biólogo - 03 de setembro.

Essa data tem significado especial, de uma conquista resultante de intensos esforços envidados pelas Associações de Biólogos do País, durante uma década aproximadamente, com trabalhos iniciados pelo primeiro Presidente da Associação Paulista de Biólogos – APAB, Dr. Paulo Nogueira Neto e seus companheiros, junto às autoridades do Executivo e Legislativo Federal.

A Lei 6684/79 tornou legal o exercício profissional do Biólogo, passando a compor o cenário nacional das profissões regulamentadas. Dessa forma, o Biólogo deixou a clandestinidade, de cerca de quatro décadas.

A existência do CFBio e dos CRBios tem permitido ampliar a visibilidade do Biólogo, junto à sociedade, como profissional das Ciências Biológicas nos mais variados campos, notadamente, em análises clínicas, meio ambiente, saúde, agricultura, educação, entre outros.

As funções de um Biólogo

Atualmente, os biólogos podem exercer uma vasta gama de funções. Suas pesquisas podem ser feitas tanto em níveis celulares, moleculares, quanto em plantas e animais. Biólogos podem gerar soluções para cenas de crime, com uma biologia forense, prover medidas para reduzir o impacto ambiental e o aquecimento global, auxiliares de agricultura e criação de animais, fornecer informações para a indústria farmacêutica, auxiliar no saneamento e tratamento de lixo, soluções que limitar a diminuir a poluição e ajudar a manter a vida na Terra.

Além disso, os biólogos ainda podem ser professores, promover uma educação ambiental e atuar na saúde pública. O biólogo é um verdadeiro “detetive da vida”, procurando nos seus sinais e usado como respostas para vários questionamentos que afetam a humanidade há séculos. Travar paralelos e montar esse quebra-cabeças infinito ou biólogos tem contribuído para entender como a natureza funciona e qual o posicionamento de cada peça nesse jogo inestimável de xadrez. Enfim, uma série de atuação do biólogo gigante, como não poderia deixar de ser uma vez os biólogos estudados na vida, e não há nada maior no mundo que a própria vida.


__________________________

Referências: 

Sistema CFBio / CRBios

https://biologo.com.br/bio/grandes-botanicos-brasileiros/ 

https://esacademic.com/dic.nsf/eswiki/552262 

https://www.infoescola.com/profissoes/biologo/ 

https://www.nrm.se/en/forskningochsamlingar/botanik/botaniskhistoria/error.13419.html