Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06

2019

O Prêmio Destaques da Biologia foi criado em 2019 para homenagear os Biólogos que atuam nos Estados de jurisdição do CRBio-06, e que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento da Biologia. 

O Prêmio faz parte das comemorações do Dia do Biólogo, 3 de setembro.

O primeiro Biólogo homenageado foi o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber.

A escolha do Destaque da Biologia é realizada através de indicação on-line, aberta a todos os Biólogos atuantes nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rodônia e Roraima, e que estejam registrados e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios.


2020

Devido o período traumático da pandemia do coronavírus, que envolveu a perda repentina de milhares de vidas, inclusive de Biólogos, não aconteceu a seleção do Destaque 2020.

Em 2021, o Plenário do CRBio-06 decidiu retomar o processo de seleção do Prêmio. Em clima de total contristação e tomado por profunda emoção, elegeu por unanimidade o Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam), o Destaque da Biologia 2020.


2021

Simultaneamente à escolha do Destaque 2020, o Plenário decidiu por abrir o processo de indicação para escolha do Prêmio de 2021, em plataforma on-line, divulgada no site e redes sociais do CRBio-06. Após o período de inscrição obteve-se dezessete candidaturas.


2022

Em 2022, pela primeira vez, o Prêmio Destaques da Biologia adotou a denominação Prêmio Wanderli Tadei e instituiu também a escolha de um Destaques para cada uma das áreas de atuação: área de Biotecnologia e Produção, Área de educação, Área de Meio Ambiente e Biodiversidade, Área Saúde e categoria In Memoriam.

Os candidatos que não preencheram os requisitos mínimos como Registo na Jurisdição do CRBio-06, quantidade mínima de indicações e situação de adimplência foram eliminados. Os selecionados para a segunda etapa foram repassados à Comissão de Avaliação e Seleção do Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06, formada pelas Biólogas e Conselheiras: Dayse Campista, Jacqueline Batista, Rosana Filgueiras e Semírian Amôedo. Os currículos foram analisados criteriosamente, levando em conta a qualidade dos trabalhos científicos e suas contribuições à Biologia, os serviços prestados à sociedade, a relevância e o impacto destes trabalhos para a qualidade de vida e a defesa do meio ambiente. 

A Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), formada pelos Conselheiros Ronildo Baiatone (Coordenador), Rogério Fonseca (Secretário) e Marcus Pereira (Vogal), em cumprimento ao calendário do Prêmio Wanderli Tadei - Destaques da Biologia 2022, foi encarregada avaliar os indicados e anunciar a Lista dos Selecionados em cada uma das categorias.

Foram recebidas 7 (sete) indicações para a área Biotecnologia e Produção, das quais 5 (cinco) foram selecionadas. Já na área Educação foram 8 (oito) indicados, porém apenas 4 (quatro) preencheram os requisitos, enquanto na área Meio Ambiente e Biodiversidade, obtivemos 11 (onze) indicados e 5 (cinco) selecionados e na Área Saúde dos 6 (seis) que receberam indicação, 4 (quatro) foram validadas pela CFAP em conjunto com a Comissão de Transparência: Daniel Santos (Coordenador), Israel Dourado (Secretário) e Andréa Moura (Vogal), que avaliaram as principais atribuições curriculares dos candidatos indicados a mais de uma área de atuação.

No total foram 32 indicações. Número bem superior ao anterior de apenas 17 indicações. Parabéns aos participantes que acolheram essa ação do CRBio-06 que visa principalmente o reconhecimento ao esforço dos Biólogos e Biólogas, que dedicam seu tempo e conhecimento em defender a vida em nosso planeta!


2023

A partir de 2023, o Prêmio Wanderli Tadei - Destaques da Biologia será desmembrado, dando origem ao Prêmio Empresas Destaques da Biologia, abringindo também uma grande área do Conselho que são as Pessoas Jurídicas e a Homenagem In Memoriam, que neste ano passou a ter um edital completamente diferente.

Em 2023, o Prêmio Wanderli Tadei recebeu a quantidade de votos recorde de 1.008 votos, número praticamente 10 vezes maior que em seu ano anterior.

Destaques da Biologia - 2023

Biotecnologia e Produção

  • Vera Margarete Scarpassa (CRBio 037019/06-D)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1980-1983), Mestrado (1984-1989) e Doutorado (1992-1996) em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Realizou dois pós-doutorado, na University of Vermont, VT, EUA (1999) e no New York State Department of Health, Albany, NY, EUA (2002-2003). É pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atua e tem experiência nas áreas de Entomologia Médica, com ênfase nos vetores de malária, dengue, chikungunya, Zika e leishmania, Taxonomia e Biologia de Anofelinos, Entomologia Molecular, Genética de Populações, Biologia Evolutiva, Genômica e Bioinformática. Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/0973227611684369

Educação

  • Marcela Alvares Oliveira (CRBio 052815/06-D)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (2006), mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2012) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte pela Universidade Federal de Rondônia (2022). Atualmente é professor titular da Faculdade Metropolitana de Rondônia, pesquisador da Rede de Pesquisa em Diversidade, Conservação e Uso da Fauna da Amazônia, voluntário da Associação de Defesa Etnoambiental, membro do núcleo docente estruturante - Faculdades Integradas Aparício Carvalho, professor titular - Faculdades Integradas Aparício Carvalho e membro de núcleo docente estruturante - Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

    Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/9346965102777187

Meio Ambiente e Biodiversidade

  • Marcelo Gordo (CRBio 037599/06-D)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998) e doutorado em Zoologia - Museu Paraense Emílio Goeldi (2012). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ecologia e taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, conservação, Saguinus bicolor, herpetofauna e mamíferos.

    Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/7974425330619510

Saúde

  • Graça Barbosa (CRBio 030418/06-D)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração em Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) onde coordenou o Departamento de Pesquisa entre abril de 2013 a novembro de 2017. É professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD entre maio de 2003 a julho de 2010 e março de 2014 a dezembro de 2016 e como Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA entre julho de 2010 a abril de 2013. Atualmente responde pela diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Alfredo da Matta.

    Veja o currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/2940481324985304

Destaques da Biologia - 2022

Biotecnologia e Produção

  • Vanderson de Souza Sampaio

    Doutor em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, especialista em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e graduado em Biologia também pela Universidade Federal do Pará (2001). Pesquisador Adjunto na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais envolvendo Doenças Infecciosas e Tropicais como Malária, Tuberculose, arboviroses, HIV/AIDS, Leishmaniose, Doenças de Chagas entre outras.
    Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (UEA/FMT-HVD). Pertence ao corpo permanente dos Programas de Saúde Pública (Fiocruz-ILMD/UFAM/UEA) e PPGBionorte (UEA), onde orienta estudantes de mestrado e doutorado. Biólogo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) desde 2006. Como técnico da FVS-AM, atuou no nível gerencial, assessorando os Programas de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial, nos componentes: entomologia e controle vetorial, diagnóstico e tratamento de doenças, políticas dos programas, organização logística e capacitações nos temas citados. 
    Possui conhecimentos nas áreas de Epidemiologia, bioestatística e análise de dados, entomologia, controle vetorial, georreferenciamento, uso de sistemas de informação geográfica e desenvolvimento de softwares e scripts para análise de bancos de dados computacionais.

Educação

  • Gean Carla da Silva Sganderla

    Professora do Departamento de Biologia, na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações curriculares pela Faculdade de Rondônia - FARO (2005), e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2008).
    Realizou trabalhos de consultoria na área de Desenvolvimento Regional nos aspectos ambientais (Levantamentos de fauna, levantamentos de produção de espécies nativas, etc). Atua no ensino superior desde 2008. Tem experiência na área de Ensino de ciências e Desenvolvimento Regional. Atuou como coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Rondônia entre 2014 e 2017; Atuou como coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIR entre os anos de 2016 e 2019.

Meio Ambiente e Biodiversidade

  • Marcelo Lucian Ferronato

    Mestre em Ciências Ambientais, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Programa Floresta e Agricultura na Ação Ecológica Guaporé-Ecoporé. Foi Vice-presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região e Colunista de Bioeconomia na rádio CBN Amazônia de Porto Velho. Pesquisador colaborador do Laboratório de Heurística de Sistemas Agroalimentares da Amazônia “LaHorTA” UNIR Rolim de Moura. 
    Experiência com povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia e agricultores familiares. Atuação nas áreas de desenvolvimento regional, planejamento, ordenamento e gestão territorial, educação ambiental, restauração de ecossistemas e agricultura de baixo carbono.

Saúde

  • Fábio Medeiros da Costa

    Graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialização em Ensino de Ciências Biológicas, Especialização em Controle Biológico e Especialização em Biologia Ambiental pelo Conselho Regional de Biologia 6a região - CRBio 06. Possui Mestrado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Atuou como Professor-Colaborador de Biologia Geral, Biologia Educacional e Prática de Ensino de Biologia na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou como professor de Entomologia e Ecologia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA e na Faculdade Interamericana de Rondônia - UNIRON.
    Atua como consultor técnico e pesquisador da Oikos Consultoria e Projetos. Tem experiência nas áreas de Educação (Ensino Superior, Ensino Médio e Fundamental), Saúde Pública, Meio Ambiente e Entomologia, com ênfase em Insetos Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: bioecologia de vetores, estratégias de controle pragas e vetores de malária, filarioses, leishmanioses, dengue e outras arboviroses, inseticidas químicos, biológicos e extrativos vegetais. Além disso executa programas ambientais, licenciamento ambiental para empresas e desenvolve programas de controle ambiental.

In Memoriam

  • Marcelo Menin

    Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005). Foi Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia-UFAM, Sub-Curador da Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim-UFAM, ministrou disciplinas de Zoologia Geral e Vertebrados, atuando principalmente nos temas: ecologia de comunidades, taxonomia e biologia reprodutiva de anuros. 

Destaque da Biologia - 2021

PAULO SÉRGIO BERNARDE
Dr. Paulo Sérgio Bernarde Formado em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura na Universidade Estadual de Londrina no Paraná, Mestrado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba em 1999 e Doutorado em Zoologia na Universidade Estadual Paulista de Rio Claro em 2004. Professor Associado IV da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, onde leciona disciplinas de Zoologia para os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal e a disciplina de Animais de Interesse na Saúde para o curso de Enfermagem. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Orienta PIBICs e TCCs na graduação e também nos cursos de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC de Rio Branco, Mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental de Rio Branco e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - REDE BIONORTE. Desenvolve pesquisas principalmente em herpetologia (Anfíbios e Répteis) e também com animais peçonhentos e venenosos, especialmente com acidentes ofídicos. Mais de 100 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e participa na autoria de 5 livros, dentre eles Anfíbios e Répteis - introdução ao estudo da herpetofauna brasileira e Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil. Realiza divulgação científica em redes sociais como Facebook, Instagram e no YouTube onde tem um canal, e também mantém o site Herpetofauna (www.herpetofauna.com.br).

Destaque da Biologia - 2020

WANDERLI PEDRO TADEI (In memoriam - 24/03/1948 - 11/05/2021)
Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Malária e Dengue - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Graduado em Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1977). Foi pesquisador titular III do INPA, atuando nos Cursos de Pós-Graduação de Entomologia e Genética, Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA/UFAM e Bionorte. Participando de projetos de pesquisa interinstitucionais nacionais e internacionais, o mais recente VAIKUTUS (objetivando a cooperação e troca de conhecimentos e a criação de uma rede intercontinental na área de nanocompósitos inorgano-bioorgânicos híbridos para fins biomédicos e aplicação na engenharia). Possuía experiência na área de Entomologia Médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária e Dengue, Bioecologia de Anofelinos e de Aedes aegypti, Controle Químico e Biológico, Nanocompósitos e Biotecnologia.

Destaque da Biologia - 2019

ANTÔNIO CARLOS WEBBER
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1996). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Amazonas, Colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Membro de corpo editorial da Acta Amazonica. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biologia Reprodutiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: biologia floral, polinização, fenologia, Annonaceae.
Iniciando pela esquerda: Biólogo Felipe Leão Gomes Murta, Representante do Biólogo Vanderson de Souza Sampaio, Destaque em Biotecnologia e Produção 2022; Biólogo Felipe Pinheiro, Presidente do CRBio-06; Marcos Lucian Ferronato, irmão do Biólogo Marcelo Lucian Ferronato, Representante do Destaque em Meio Ambiente e Biodiversidade 2022; Biólogo Daniel Santos, Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência (CT) do CRBio-06; Sumaia Saldanha de Vasconcelos Menin, viúva do Biólogo Marcelo Menin, Representante do Destaque In Memoriam 2022; Biólogo Ronildo Baiatone, Conselheiro Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-06; Bióloga Juliana de Souza Araújo, Representante do Biólogo Fábio Medeiros da Costa, Destaque em Saúde 2022 e Bióloga Andréa Moura, Vice-Presidente do CRBio-06, Representante da Bióloga Gean Carla da Silva Sganderla, Destaque em Educação 2022.
Sra. Sumaia Saldanha de Vasconcelos Menin, viúva do Biólogo Marcelo Menin, Representando o Destaque In Memoriam 2022 e Biólogo Felipe Pinheiro, Presidente do CRBio-06
Biólogo Felipe Leão Gomes Murta, Representando o Biólogo Vanderson de Souza Sampaio, Destaque em Biotecnologia e Produção 2022 e Biólogo Felipe Pinheiro, Presidente do CRBio-06
Marcos Lucian Ferronato, irmão do Biólogo Marcelo Lucian Ferronato, Representando o Destaque em Meio Ambiente e Biodiversidade 2022 e Biólogo Ronildo Baiatone, Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-06

Solenidade 2022

Aconteceu na noite desta terça, 29 de novembro, na sede do CRBio-06, em Manaus, Amazonas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube/CRBio06TV, a Solenidade de Entrega do PRÊMIO WANDERLI TADEI: Destaques da Biologia 2022.

Participaram presencialmente o Presidente Felipe Pinheiro, a Vice-Presidente Andréa Moura, o Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência (CT) Daniel Santos, o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Ronildo Baiatone e a Assessora da Diretoria Karen Balieiro, cerimonialista do evento. O Conselheiro e Delegado Regional do CRBio-06 Pará e Amapá participou virtualmente e o Conselheiro Secretário Abílio Ohana Justificou ausência.

O Presidente Felipe Pinheiro abriu a Solenidade destacando que o trabalho dos Biólogos é um vetor de transformações positivas do nosso planeta e que tem sua relevância na abrangência das grandes áreas de atuação. Biotecnologia, Meio ambiente, Saúde e Educação. Como heróis anônimos dedicam-se ao árduo trabalho diário de manter o equilíbrio de todos os ecossistemas que mantém o nosso planeta vivo. Em seguida agradeceu aos presentes, Conselheiros e Assessores e passou a palavra ao Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamentos Profissional do CRBio-06 (CFAP).

O Conselheiro Ronildo explicou o mecanismo de escolha dos Destaques, enfatizando a total transparência e legitimidade do processo e citou os indicados selecionados:

Área de Biotecnologia e Produção: AUGUSTO BÜCKER,  JANSEN FERNANDES DE MEDEIROS, SPARTACO ASTOLFI FILHO, SUZANA DA SILVA DE OLIVEIRA MARTINS e VANDERSON DE SOUZA SAMPAIO.

Área de Educação: ADRIANO MARCOS ROMANO, GEAN CARLA DA SILVA SGANDERLA, LUCIANO JORGE SEREJO DOS ANJOS e MARIA DAS GRAÇAS VALE BARBOSA GUERRA.

Área de Meio Ambiente e Biodiversidade: FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO, HIPÓCRATES DE MENEZES CHALKIDIS, IZENI PIRES FARIAS, MARCELO LUCIAN FERRONATO e MAURO RENAN PEREIRA COSTA.

 Área de Saúde: FÁBIO MEDEIROS DA COSTA, LUANA MESQUITA DA SILVA, LUCIVANA PRATA DE SOUZA MOURÃO e THAÍS FEIJÃO LIMA.

Cumprido os ritos iniciais o Presidente Anunciou o ganhador do Prêmio Wanderli Tadei – Destaques da Biologia 2022 – Categoria Biotecnologia e Produção:

Bióloga Andréa Moura, Vice-Presidente do CRBio-06, representando a Bióloga Gean Carla da Silva Sganderla, Destaque em Educação 2022 e Biólogo Daniel Santos, Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência (CT) do CRBio-06
Bióloga Juliana de Souza Araújo, Representando o Biólogo Fábio Medeiros da Costa, Destaque em Saúde 2022 e Bióloga Andréa Moura, Vice-Presidente do CRBio-06
Marcelo Lucian Ferronato, Vice-Presidente; José Felipe de Souza Pinheiro, Conselheiro Tesoureiro; Yamile Benaion Alencar, Presidente; Climéia Corrêa Soares, Conselheira; Paulo Sérgio Bernarde, Destaque 2021 (em videoconferência); Israel Wilter Dourado Cabral, Conselheiro; João Arthur Alcântara, representante de Paulo Sérgio Bernarde (Destaque 2021); Antônio Carlos Webber, Destaque 2019, Vera Margarete Scarpassa, representante de Wanderli Pedro Tadei, Destaque 2020 (In memoriam), Solange Batista Damasceno, Conselheira e gestora BioStatera, patrocinadora do Destaque 2020 e Karen Campos Balieiro, Assessora da Diretoria (cerimonialista).
Dr. Antônio Carlos Webber recebe o Prêmio Destaque da Biologia 2019 das mãos do Conselheiro Tesoureiro José Felipe de Souza Pinheiro.
Representando o Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam), Dra. Vera Margarete Scarpassa recebe o Prêmio da Biologia 2020 das mãos da Conselheira Solange Batista Damasceno, Gestora da BioStatera, patrocinadora do Destaque 2020.
Representando o Dr. Paulo Sérgio Bernarde, Msc. João Arthur Alcântara recebe o Prêmio da Biologia 2021 das mãos do Vice-Presidente Marcelo Lucian Ferronato.
Dra. Vera Margarete Scarpassa, representante do Destaque da Biologia 2020, Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam)
Msc. João Arthur Alcântara, Representante do Destaque da Biologia 2021, Paulo Sérgio Bernarde

(*) O vídeo apresenta alguns momentos de falhas na transmissão, devido a instabilidade da internet no momento do evento. Preferimos manter o vídeo sem edição para manter a integridade da Solenidade.

Solenidade 2020 / 2021

A Presidente do CRBio-06 Dra. Yamile Benaion abriu a solenidade ressaltando que apesar de tudo que foi vivido no mundo por conta da pandemia, o CRBio-06 não podia deixar de expressar o profundo reconhecimento aos Biólogos que tanto se dedicaram, e contribuíram para a superação das crises vividas pela humanidade nos últimos tempos. A Presidente seguiu sua fala oferecendo a todos um sincero e forte abraço, ressaltando a necessidade de que os Biólogos se unam e se aproximem cada vez mais do Conselho. Concluiu agradecendo a Diretoria e aos que contribuíram para a realização do Destaques da Biologia, especialmente o Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro, porque foi dele a ideia da criação do Prêmio.

Na sequência, o Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro tomou para si a palavra e brindou os presentes com um breve relato de como surgiu o Prêmio Destaques da Biologia. Falou que, desde sua posse como Conselheiro, sempre sentiu necessidade de prestar reconhecimento aos Biólogos que atuam em tão extensas e importantes áreas, como Biotecnologia e Produção, Meio Ambiente e Biodiversidade, Educação e Saúde. Então, segundo ele, quando chegou até o CRBio-06 o pedido de baixa do Registro do Dr. Antônio Carlos Webber, por conta de sua aposentadoria, pensou: “Como pode um profissional tão importante e renomado, que tanto se dedicou à ciência, que colaborou na formação de uma infinidade de Biólogos, sair de cena assim, sem ser notado, sem uma homenagem. Foi quando resolvi apresentar a proposta do Destaques da Biologia ao Plenário, que aprovou por unanimidade e assim concedemos o Primeiro Destaque da Biologia ao Dr. Antônio Carlos Webber, entregue pela Presidente à época, Alcione de Azevedo. Somente agora, em 2021, por sugestão do nosso assessor de comunicação, Denis Leal, decidimos transformar o Destaques da Biologia em Prêmio, que, diferente do que tem sido até o momento, a partir de 2022, homenagearemos não apenas um Biólogo, mas um de cada uma das quatro grandes áreas de atuação da Biologia.” 

O Dr. Webber, ressaltou que se sentia realizado por ver seus antigos alunos, hoje atuando com distinção na Biologia, inclusive, com muitos deles ocupando cargos importantes para a sociedade, e que por isto se via mais uma vez, imensamente lisonjeado com a homenagem.

Em seguida, a Conselheira Solange Damasceno, representante da BioStatera Consultoria Ambiental, patrocinadora do Prêmio Destaque da Biologia 2020, foi convidada a entregar a homenagem a representante do Dr. Wandeli Pedro Tadei (In memoriam). Falou Solange: “É muito bom quando a gente se sente em casa. Eu me sinto em casa aqui no CRBio-06. Estou terminando a minha participação como Conselheira agora em janeiro de 2022, mas continuarei sempre próxima. É com muita honra que a BioStatera oferece este prêmio a tão relevante profissional.” 

O Prêmio Destaque da Biologia 2020, Dr. Wanderli Pedro Tadei (In memoriam) foi entregue a sua representante, Dra. Vera Margarete Scarpassa, que usou da palavra para agradecer:

“Boa tarde, a todos os presentes e aos que estão nos assistindo, senhoras e senhores.
Inicialmente, em nome do INPA, do Laboratório de Malária e Dengue e da família do Professor Wanderli Tadei, eu agradeço a este Conselho por esta iniciativa de homenagear o Inesquecível professor Wanderli Tadei. Agradeço também ao prof. Wlademir João Tadei, pela indicação do meu nome para representá-lo nesta solenidade.
A comunidade científica lamenta muito a partida precoce do professor Tadei e sente a sua ausência.
O professor Tadei amava a Amazônia, assim como estudar os mosquitos que nela habitam. Fez do INPA a sua segunda residência e também fez inúmeros amigos... Ele era feliz assim.
O professor Tadei nos deixa dois grandes legados:
1) Um vasto conhecimento gerado sobre os estudos de anofelinos e outros culicídeos da Amazônia, com mais 200 artigos científicos publicados em revistas especializadas, 26 capítulos de livros, 2 livros e algumas patentes; além de várias centenas de resumos publicados em anais de congressos;
2) A formação de recursos humanos. Orientou mais de 75 mestres e doutores, e mais de 70 estudantes de IC e pós-docs, que atualmente estão atuando no ensino e/ou na pesquisa em várias instituições importantes do país.
Realizava, juntamente com a sua equipe, treinamentos constantes sobre aspectos biológicos, taxonômicos e controle de mosquitos para agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde e de outras instituições no Estado.
Por mais de dez anos consecutivos, ele organizou o Curso de Biologia de Vetores, de elevado nível, contendo módulos teóricos, práticos e apresentações proferidas por cientistas de renome nacional e internacional.
Sempre sorrindo e educado, mas não perdia foco. O professor Tadei apresentava uma liderança científica extraordinária, que era a sua marca. Ao longo dos seus 40 anos de pesquisas na Amazônia, coordenou vários projetos científicos multidisciplinares e inúmeros projetos envolvendo estudos sobre anofelinos e outros mosquitos vetores de doenças, com recursos de várias agências de fomento, como o Banco Mundial (BIRD), Finep, CNPq e Fapeam.
Desenvolveu estudos em todos os Estados da Região Norte e estabeleceu parcerias com vários cientistas vinculados a instituições nacionais e internacionais.
O professor Tadei fez a diferença!
Obrigada professor Tadei! Que você continue nos iluminando e nos encorajando, de onde você estiver.
Descanse em paz.”

Após o relato da Dra. Vera Scarpassa, a Presidente Yamile, ex-aluna e amiga do Prof. Dr. Tadei, não conteve a emoção. Mal conseguindo expressar qualquer palavra, passou a incumbência da entrega do Prêmio Destaque da Biologia 2021, para o Vice-Presidente Marcelo Ferronato, que fez a entrega ao representante do Dr Paulo Sérgio Bernarde, o Msc. João Arthur Alcântara.

Ao final do evento, o Conselheiro Tesoureiro, Felipe Pinheiro anunciou a deliberação do Plenário de que a partir de 2022, o Prêmio Destaques da Biologia, passará por reformulações e será denominado Prêmio Wanderli Tadei de Biologia. A notícia causou forte comoção e o CRBio-06, recebeu dos presentes várias manifestações de apoio e agradecimento por reconhecer o trabalho dos Biólogos, estimular a valorização da profissão e incentivar os jovens Biólogos a seguir em frente, sempre no rumo de maiores conquistas para a natureza e para a qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta.
Alcione de Azevedo e Antônio Carlos Webber
José Pinheiro, Yamile Benaion, Antônio Carlos Webber, Alcione de Azevedo e Semirian Amôedo

Solenidade 2019

A Cerimônia de entrega do Certificado de Honra ao Mérito ao ilustre Prof. Dr. Antônio Carlos Webber aconteceu nesta quarta-feira dia 13/11/19 às 14:00h na sede do CRBio-06.

A propositura do Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, aprovada em Sessão Plenária, tem por objetivo homenagear profissionais Biólogos da jurisdição do CRBio-06 que realizam ou realizaram relevantes contribuições à sociedade nas diferentes áreas de atuação das Ciências Biológicas.

Após a leitura de um breve histórico da trajetória do Prof. Dr. Antônio Carlos Webber, o autor da Propositura, Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, passou a placa comemorativa para as mãos do homenageado. Em seguida, a presidente do CRBio-06, Alcione Ribeiro de Azevedo, entregou o Certificado de Honra ao Mérito.

Após o evento o Prof. Dr. Antônio Carlos Webber falou que a homenagem é principalmente um incentivo às novas gerações de biólogos para que continuem se dedicando à ciência e agradeceu ter sido escolhido para receber a homenagem. Também destacou que, como anunciado pelo Conselheiro-Tesoureiro José Felipe Pinheiro, esta iniciativa se tornará um projeto que visará o reconhecimento e o agradecimento aos profissionais da Biologia que contribuem exponencialmente para a qualidade de vida em nossa Região.