Dia do Artesão

19 DE MARÇO

As mãos do artesão, como seus afetos, de dentro para fora dão forma ao pensamento, transformam seu entorno, operando à singular expressão de um tempo, um lugar, uma vida.


O Dia Mundial do Artesão foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi instituído no Brasil pela LEI Nº 12.634, 14 de maio de 2012. Esse é um ato simbólico de homenagear uma das profissões mais antigas do mundo. Já no período paleolítico, 6 mil anos de Cristo, o homem já utilizava de sua inteligência primitiva e suas mãos para criar artefatos que seriam úteis, mas também adornavam o seu dia-a-dia.

 

A atividade artesanal registra ao longo do desenvolvimento da cultura dos povos o que há de mais original e singular em seu tempo e lugar: imaginar, criar e fazer é dar sentido às emoções, memórias, relações; dar formas, cores, sabores, funções; dar movimento e beleza. O olhar do artífice revela o mundo, os laços sociais na valorização do local e do autoral, no manejo do corpo com as ferramentas e os materiais, no tempo do fazer, no contato com a natureza e nossas raízes artesãs.