16 Anos do CRBio-06 Lutar, não descansar e lutar

18 DE FEVEREIRO 

A história do CRBio-06 é marcada pelo sonho de ser Biólogo em uma sociedade que sabe reconhecer a importância da Biologia para a vida humana, para as demais formas de vida e para o equilíbrio do planeta.

O CRBio-06 é tão jovem, quanto eram os membros do pequeno grupo de Biólogos que ignorou obstáculos e apostou na construção de um Conselho para representá-los.

Verdadeiros defensores das Ciências Biológicas no Estado do Amazonas, como Maria de Fátima Vieira, que articulou os primeiros grupos para discutir ações e lutar pelo profissional Biólogo, Wellington Luciano, nosso Representante no CFBio, Marcelo Garcia nosso Delegado na constituição da Delegacia do Sistema CFBio/CRBios em Manaus e também a nossa primeira Presidente Geni Cauper e demais Presidentes Edinberg Caldas, Alcione Azevedo e atualmente  Yamile Benaion, que lutaram e resistem até hoje lutando juntamente com os demais Conselheiros pioneiros da primeira gestão: Aldeniza Cardoso de Lima, Aldenira Oliveira da Silva, Atílio Storti Filho, Climéia Correa Soares, Dayse Campista Ferreira, Gália Ely de Mattos, Iléia Brandão Rodrigues, Jacqueline da Silva Batista, Kyara Formiga de Aquino, Maria das Graças Vale Barbosa, Maristela Ascenção Amorim e Valduíno José Martins.

Veja mais em: https://www.crbio06.gov.br/index.php/crbio-06/plenarios-anteriores/conselheiros-anteriores

Os primeiros anos foram particularmente difíceis, mas não se viu desânimo. O clima era sempre o necessário e único possível: lutar, lutar… e depois, não descansar, mas lutar.

Nesse intermédio, muitas conquistas: vimos novas áreas de atuação serem atribuídas ao Biólogo, vimos a profissão ser reconhecida em editais, por força da Lei, do nosso esforço e insistência em defender o espaço que cabe ao profissional da Biologia.

Até que, ano passado, chegamos aos 15 anos, mas não tivemos como comemorar. Era o início da pandemia. A festa ficaria para esse ano, quando fazemos 16 anos, porém, mais uma vez nosso aniversário não tem seu foco na comemoração, mas em uma sincera homenagem aos brasileiros que se foram por conta da COVID-19. Dentre eles, os saudosos colegas, Biólogos, Fernando Luiz Di Giorgio, Luiz Eloy Pereira, Marcelo Menin e Márcio Benedito Baptista.

Nossos agradecimentos a todos que por meio da Biologia, no meio ambiente, na biotecnologia e na saúde, estão em busca de soluções para minimizar o sofrimento de nossas vidas.