DIA DO RIO

24 de Novembro

Procure definir o que é rio. Pense um pouco... Pense mais um pouco, e você verá que não se pode definir rio em simples palavras: O rio é meio ambiente, é biodiversidade, é fonte de água, é alimento, é vontade de banhar-se, é saudade de quem parte e carinho por quem chega pelo rio. O rio é clima ameno, é chuva, é paisagem inesquecível e morada. O rio corta as cidades? Não: O rio une as cidades, pois é também estrada. O rio acolhe os seres em suas margens, é comunhão e comunidade. O rio não é tudo, mas é quase tudo, e não nos pede quase nada. Ele pede, simplesmente, que o deixemos que siga seu curso... mas, nem isso conseguimos lhe dar.

O rio tem sido nossa lixeira e nosso esgoto, o rio tem sido destruído quando destruímos suas matas ciliares e exploramos suas espécies singulares à extinção.

Para que consigamos manter nossos rios é preciso lutar e gritar: Parem de maltratar nossos rios!

Os Biólogos possuem papel fundamental nessa luta de preservação ao estudar métodos de controle, ao buscar a sustentabilidade, trabalhando no manejo de espécies e na gestão de recursos hídricos.

O DIA DO RIO serve para alertar sobre a importância do rio para a vida, ajudando a criar uma cultura de respeito e preservação do meio ambiente e sua biodiversidade.