Manual de libras para ciências: a célula e o corpo humano

Para que possamos iniciar a leitura do manual de Ciências, temos que saber o que é a surdez. Surdez é a perda parcial ou total da audição, causada pela má-formação (causa genética), por lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. A pessoa surda, é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, e que, principalmente, manifesta sua cultura por meio da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
A surdez é considerada uma privação sensorial que interfere diretamente na comunicação e que, por consequência, altera-se a qualidade na relação em que o indivíduo surdo estabelece com o meio. Nota-se que esse pensamento abre espaço para a construção de muitos preconceitos sociais.


Vale lembrar que essa visão preconceituosa da sociedade em relação a pessoa surda é muito antiga. Há relatos que na sociedade antiga os surdos não eram considerados como seres humanos, não tinham direitos, não poderiam frequentar os mesmos lugares que ouvintes e muito menos poderiam ser educados.


Portanto, acredita-se que essa privação na educação no passado tenha gerado um reflexo e esse reflexo seria a exclusão. A exclusão no meio social, educacional e tantos outros, fazem com que as pessoas surdas enfrentem uma batalha até hoje. De fato, essa realidade está mudando. A educação inclusiva já começou a ser ouvida, mas uma educação de qualidade, que possa atender todas as necessidades das pessoas surdas, ainda é um desafio.
Esse desafio pode ser notado nas escolas, que ainda não estão preparadas para receber o aluno surdo, educadores que não sabem lidar com a surdez ou até mesmo a falta de intérprete na sala de aula. São esses e tantos outros motivos, que me fazem refletir sobre as dificuldades que nós, surdos, enfrentamos para conseguir um pouco de educação.


Realmente não é fácil. Todos os dias somos desafiados, seja em casa, na escola, na universidade, etc. Afirmo com convicção e por experiência própria, pois, em toda a minha vida escolar, nunca tive contato com um profissional que pudesse me atender ou orientar sobre a minha deficiência. Confesso que foi uma longa batalha, mas, com o apoio da minha família consegui superá-lo.


Já na vida acadêmica, essa realidade vem mudando aos poucos, consigo superar os desafios de forma mais tranquila, pois já existem profissionais que posso recorrer. Muitas vezes, consigo compartilhar um pouco da minha história com outras pessoas (surdos e ouvintes) e, estas, se sentem envolvidas com o assunto e querem fazer algo para tentar mudar essa realidade.


É o caso dos meus amigos e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso, que vivenciaram essa realidade durante os estágios supervisionados do curso que notaram algumas das dificuldades dos surdos na escola, tais como a inexistência de recursos, o despreparo de professores, a falta de intérprete na sala de aula, a transmissão de conteúdo sem contextualização, devido a inexistência dos sinais.
Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo. Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo.


Comovidos com essa situação, surgiu a ideia deste manual de Ciências, que tem como objetivo principal criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento.


Quero destacar que este manual é de extrema importância não só para os surdos, mas também para os profissionais da educação, como os professores, os intérpretes e os instrutores de libras. Vale lembrar que este manual também vai privilegiar outras áreas do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc., áreas estas que também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez.
Portanto, você que tem contato direto ou indireto com pessoas surdas ou que tem curiosidade sobre o assunto, leia esse manual e adquira novos conhecimentos e, principalmente, entenda que a pessoa surda pensa e interage como você, mudando somente a forma que isso ocorre.


Liana Maria Menezes Galeno