RELATO INTEGRADO CRBio-06 2020

O presente Relato Integrado traz importantes informações, que servem para acompanhamento e avaliação dos órgãos de fiscalização, dos Biólogos e da sociedade, quanto à gestão do Conselho Regional de Biologia 6a Região - CRBio-06 no exercício de 2020.

As metas de Gestão para o ano de 2020, elaboradas em 2019, foram obtidas com êxito, uma vez que alcançaram os objetivos propostos a saber: A implementação de ações de modernização e infraestrutura; aquisições para o setor de tecnologia e ações voltadas à capacitação dos recursos humanos que beneficiaram os setores administrativo, de fiscalização e financeiro.

O ano de 2020 foi desafiador para a entidade e para o próprio Sistema CFBio/CRBios, devido a crise causada pela COVID-19, justo em um período de graves problemas ambientais, a saber: queimadas e enchentes em conjunção com conflitos migratórios entre outros agravantes. Este cenário nos fez tomar iniciativas de cunho social, onde se incluíram parcerias com instituições de ensino, de pesquisa, entre outras, como a Ordem de Advogados do Brasil - Seccional Amazonas.

Durante todo ano, o CRBio-06, buscou intensamente apoiar os Biólogos da jurisdição no enfrentamento da COVID-19, elaborando manuais, baixando portarias e realizando campanhas para conscientização sobre a doença e suas características de transmissão.

Foram realizadas várias palestras do tipo webinar, gratuitas e abertas ao público, e no âmbito interno, implementadas ferramentas de apoio ao teletrabalho.

Os eventos on-line proporcionaram uma experiência completamente nova e surpreendente para os membros do Conselho: Várias palestras alcançaram um público de mais de mil pessoas. Em todos os eventos foram emitidos certi-ficados aos participantes, possibilitan-do aos estudantes a comprovação do conhecimento adquirido.

Quanto ao demonstrativo contábil do Conselho no ano de 2020, o documento apontou equilíbrio na aplicação dos recursos nas diversas áreas, que foram desde a segurança patrimonial, limpe-za e manutenção dos imóveis do CRBio-06, à capacitação de colaboradores e aquisição de novos equipamentos. As contas do CRBio-06 foram aprovadas sem restrição pelo Sistema CFBio/ CRBios.

Fato que também merece destaque, foi a cooperação do Biólogo Marcelo Pinheiro e dos Biólogos do Grupo de Trabalho, para criação da almejada Delegacia Pará/Amapá, prevista para acontecer em 2021, que terá sede em Belém. A participação de Marcelo também foi relevante em diversas palestras de elevada repercussão nacional e internacional.

Um dos desafios mais preocupantes no ano de 2020 foi a adaptação do setor administrativo frente ao inesperado crescimento da demanda por atendimento on-line, visto que o atendimento presencial foi suspenso. Do dia para a noite, sem nenhum planejamento possível, a equipe se deu conta de que teria que mudar os procedimentos de rotina para uma nova realidade. Como consequência, as respostas ficaram mais lentas. Vale aqui nosso agradecimento a todos os Biólogos pela paciência e compreensão no reconhecimento dos nossos limites em tempos tão terríveis. Este foi um dos aspectos mais traumáticos para nossa gestão em 2020 e, certamente, o que mais concentrou nossos esforços em busca de soluções.

Vislumbramos que com o retorno gradual das atividades presenciais, o Conselho possa oportunizar concurso e a contratação de mais funcionários visando otimizar o atendimento. Sem esquecer ainda, da importância na retomada da contratação de estagiários.

O Relato Integrado 2020 procura demonstrar a performance administrativa em todos os aspectos da gestão, em especial nas ações que responderam às atribuições fundamentais do CRBio-06, como a educação continuada, conforme foi citado através dos palestrantes em inúmeros eventos realizados. Vale ressaltar que a implementação das palestras on-line foi um marco em nossa trajetória, pois alcançamos a um só tempo: Biólogos, meio acadêmico e sociedade, em atividades que repercutiram positivamente, abrindo um leque de oportunidades para os profissionais da Biologia e prestando uma expressiva contribuição a todos os brasileiros nesse período tão contundente que atravessamos.

Durante o ano de 2020, a pandemia gerou traumas no sistema de saúde pública e privada, nas relações interpessoais, na eficiência institucional e também na economia, bem como teve reflexo direto no exercício da Profissão Biólogo. Dessa forma, procuramos superar, buscando exaustivamente: eficiência, organização, zelo, transparência e responsabilidade administrativa, que são pontos cruciais para o atendimento das metas propostas e esperadas no plano de ação e projeto estratégico da gestão.

Agradeço e destaco para todos os biólogos, a importância de seguirmos unidos em nossa essencial missão na sociedade, que é defender a vida no planeta, em todas as suas formas.

Não poderia deixar de encerrar expressando nosso pesar, em decorrência de tantas vidas ceifadas por este mal terrível que nos assolou em 2020, com especial destaque aos nossos heróis Biólogos que perderam suas vidas exercendo essa profissão que todos nós amamos.

Manaus, 31 de março de 2021.

YAMILE BENAION ALENCAR
Presidente do CRBio-06

Leia o RELATO INTEGRADO 2020: https://www.crbio06.gov.br/index.php/transparencia/prestacao-de-contas