CFBio envia ofício ao Ministro da Saúde oferecendo colaboração no processo de vacinação

A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, enviou, nesta quarta-feira (20/01), ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, manifestando apoio ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, lançado em dezembro de 2020 e atualizado na terça-feira (19/01), que estabeleceu ações e estratégias para a imunização da população brasileira, a partir da definição de fases e de grupos prioritários. 

No documento, a presidente do CFBio celebrou, em nome de Biólogos e Biólogas, o devido reconhecimento de trabalhadores da área da saúde como grupo prioritário para vacinação, tendo em vista a “desafiadora posição de ‘linha de frente’ que esses profissionais têm, heroicamente, ocupado no enfrentamento da pandemia”.

Enquanto profissionais habilitados a atuarem na área da saúde, muitos Biólogos vêm “evidenciando resiliência e comprometimento na luta contra a fragilização sanitária da população brasileira na atuação junto a hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios de todo o País”, afirmou Maria Eduarda de Larrazábal.

Por fim, a presidente reforçou que os Conselhos Federal e Regionais de Biologia (Sistema CFBio/CRBios) se colocam à disposição do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde estaduais e municipais para colaborar no processo de vacinação de cidadãos e cidadãs, bem como no apoio à divulgação das informações e na mobilização junto a Biólogos do País.

Ação conjunta

Diante da importância de profissionais atuarem conjuntamente nessa missão, Conselhos Regionais de Biologia também estão enviando ofícios a governos estaduais e a secretarias de saúde de suas jurisdições celebrando o início da vacinação contra COVID-19 e se colocando à disposição para colaborar no processo de imunização.

Trata-se de uma ação integrada do Sistema CFBio/CRBios a fim de somar esforços em prol da vacinação da população, o mais rápido possível, contribuindo, assim, para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19.


Confira também