COVID19: GRUPO DE TRABALHO DISCUTE SAÍDAS PARA COLAPSO DA SAÚDE NO AMAZONAS

A Presidente do CRBio-06, Yamile Benaion, participou na noite desta quinta-feira (14/01) de Reunião Emergencial do Grupo de Trabalho da Comissão de Saúde da OAB-AM. Participaram representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – COREN-AM; Conselho Regional de Farmácia do Amazonas CRF-AM - Conselho Regional de Medicina do Amazonas – CREMAM e Conselho Regional de Psicologia 20ª Região.

A Reunião foi mediada pela Presidente da OAB-AM, Grace Anne Benayon Zamperlini.

O Colapso do sistema de saúde no Amazonas, com exponencial falta de oxigênio e de outros insumos foi o motivo da convocação.

A situação é crítica. A população está sofrendo à espera de um leito, em enfermarias sem qualquer estrutura de atendimento, os profissionais angustiados e saturados sem poder dar conta das demandas e pacientes morrendo asfixiados nos leitos de UTI, devido as empresas locais não darem conta da demanda. Cilindros de oxigênio estão sendo chegando, provenientes do Estado do Paraná, em caráter emergencial. São preciosas vidas de amazonenses que estão sendo perdidas enquanto essa assistência não chega.

Em discussão: soluções para a superação mais rápida possível da crise e volta à normalidade do atendimento à população.

Ficou decidido a canalização de todos os esforços e recursos disponíveis para a arrecadação e doação desses insumos às unidades de saúde mais necessitadas.

Também ficou decidido a criação de um canal de comunicação onde as instituições participantes do Grupo de Trabalho poderão sugerir soluções e compartilhar ações.

A presidente Yamile Benaion destacou a importância de se repor a faltas dos EPI’s e dos materiais quaternários, utilizados na sanitização das unidades de saúde, sem os quais não é possível aos profissionais realizarem o atendimento aos pacientes com o mínimo de segurança.

Ficou decidido a elaboração de um relatório e a distribuição, divulgação e implementação imediata das ações deliberadas pelo Grupo de Trabalho.

Para a Presidente Yamile, “A OAB está de parabéns pelas ações congregando os conselhos de classe, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e os Biólogos para apoio. Nessa hora orientação se faz muito importante”.

As instituições participantes fazem um apelo à toda sociedade civil para que se uma aos esforços em busca de superar essa tragédia.

AÇÃO SOLIDÁRIA CRBio-06: Quem quiser participar apoiando com doações ou mesmo com o trabalho voluntário, fineza procurar a nossa Assessoria de Comunicação Social através do e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone: (92) 98417-2620.