Dia do Biólogo na CONFEBio: Houve Homenagens e Palestra de Adriana Malheiros, representante do CRBio-06, mediada pela Presidente Yamile Benaion

No Dia do Biólogo, a CONFEBio abriu com apresentação de vídeo produzido especialmente pelo Sistema CFBio/CRBios em homenagem aos Biólogos, que na data, 3 de setembro de 2020, completaram 41 anos de reconhecimento através da regulamentação da Profissão Biólogo. O vídeo ressaltou a importância dos Biólogos e a sua forte influência nos rumos da sociedade. Essencial é a função desse profissional, que com o advento da pandemia do coronavírus, tornou-se ainda mais evidente.

 

Transplantes e biotecnologia

A primeira palestra da noite foi: Biologia molecular, bioinformática e a aceleração de transplante de órgãos sólidos pela virtualização de provas cruzadas. Tema abordado pelo Biólogo Adalberto Socorro (39.833/05-D), doutor em Imunologia pela USP, professor associado e sub-coordenador do Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular da UFPI.

A palestra foi mediada pelo conselheiro do CRBio-05, Helder Neves de Albuquerque, Biólogo especialista em Gestão Hospitalar e Saúde e Doutor em Ciências da Educação.

 

COVID-19 em evidência

Na segunda parte do evento tivemos a palestra: COVID-19: aspectos imunológicos e clínicos.pela Bióloga Adriana Malheiros (CRBio 052124/06-D), representante do CRBio-06

Adriana Malheiros possui especialização, com mestrado e doutorado em Imunologia, atuando com pesquisas voltadas para as doenças tropicais e infecciosas.

A palestra foi mediada pela Presidente do CRBio-06, a Bióloga Yamile Benaion Alencar, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998 e 2003). Especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas.

 

Noite memorável

Além da relevância do tema, tivemos uma primorosa condução da palestrante, que expôs os resultados de suas pesquisas com clareza didática, sem perder a tecnicidade. Isto gerou uma especial dinâmica na apresentação fazendo com que toda a audiência permanecesse on-line e não se restringisse a simples absorção das informações. Muitos questionamentos foram postados no painel de mensagens da plataforma, e todos foram respondidos pacientemente por Adriana, sob a mediação de Yamile, extrapolando em quase uma hora o tempo previsto para o evento.

Ninguém reclamou: inúmeras mensagens de agradecimento e parabenização foram postadas. A noite foi realmente de comemoração, afinal era o Dia do Biólogo, mas principalmente via-se que ali se comemorava o conhecimento adquirido e possivelmente capaz de colaborar com a superação do trágico momento que vivemos e que tem interrompido a vida de tantos brasileiros. A mensagem que ficou foi clara de que a ciência é e sempre será o vetor da nossa qualidade de vida e do bem social.

 

Agradecimento

É de suma importância agradecermos a Dra. Adriana Malheiros e a Presidente do CRBio-06, Yamile Benaion, que se furtaram de qualquer obstáculo para doar tempo de suas vidas e conhecimento, de modo totalmente altruísta, visando exclusivamente o desenvolvimento científico e o bem estar da nação brasileira.

Não perca! As palestras são transmitidas ao vivo, no www.youtube/cfbio, sempre em dois horários: 19h e 20h15. Acompanhe!

 Para saber mais sobre a 1ª Conferência Nacional de Biologia, acesse: https://cfbio.gov.br/dia-do-biologo ou https://www.crbio06.gov.br/index.php/comunicacao/agendas-eventos-reunioes/confebio