CRBio-06 participa da 15ª Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, a Conselheira Aldernira Oliveira (CRBio - 016901/06-D ) representou o CRBio-06 na 15º Reunião Extraordinária, no Auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O Presidente do Comitê, Jadson Pinho Maciel (REMADA AMBIENTAL), iniciou a reunião apresentando a pauta e o Professor Sérgio Júnior da UEA apresentou o seu grupo de pesquisa Química aplicada à Tecnologia - GP - QAT sobre Monitoramento ambiental projeto em parceria com o Ipaam/Fapeam/Fema.


Na reunião a pauta principal foi o monitoramento de qualidade de água nos municípios do estado do Amazonas, seguindo parâmetros físicos-químicos, microbiológicos e metais, onde parte dos parâmetros do IQA estão dentro do Conama. 

Segundo média dos resultados IQA, as condições das Bacias são ruins, que o mais importante no estudo são os sinais que a Bacia transmite. Ações de preservação e de conscientização sobre o que está acontecendo com as Bacias do Educandos e São Raimundo são necessárias.

O presidente finalizou declarando que o Comitê está no processo de acompanhar o Plano das Bacias e que a pesquisa do professor está voltada ao plano, onde todas as informações vão ser utilizadas.

Enquanto o Plano não sair, medidas preventivas precisam ser feitas. A título de informação hoje existe 850 flutuantes no Tarumã-Açu e 63 no Tarumã-Mirim e 205 residências declaradas. 



A Minuta para aprovação da Moção que será encaminhada para os todos os órgãos ambientais no sentido de exercer suas competências legais em favor da proteção dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Tarumã-Açu. É recomendado também ações efetivas de fiscalização da Polícia Ambiental, adotando todas as providências cabíveis a fim de impedir a chegada e instalação de novos flutuantes em desacordo com as normais e leis. A Moção foi aprovada por unanimidade por todos os Conselheiros presentes