Impugnação de editais e avanços nos serviços on-line, foram temas da 213a Reunião do Plenário do CRBio-06

A 213ª REUNIÃO DO PLENÁRIO DO CRBio–06, aconteceu nesta sexta (30/09), com a presença dos Conselheiros, Felipe Pinheiro (Presidente), Abílio Ohana (Secretário), Daniel Santos (Tesoureiro), Aldenira Oliveira, Marcus Pereira, Sinandra Santos. e Conselheira Suplente Tazziane Barreto, representou a Conselheira Andréa Moura (Vice-presidente), que estava em São Paulo representando o CRBio-06 na Feira e Congresso dos Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas - EXPOPRAG 2022, que teve como tema desta edição “Somos Essenciais”. Os Conselheiros Israel Dourado, Rogério Fonseca e Ronildo Baiatone justificaram ausência.

Participaram também da reunião os assessores Jimmy Padilha (Informática), Karen Balieiro (Assessora da Diretoria), Joelson Gláucio Luzeiro (Jurídico) e Licyanne Alcântara (Contábil), que participou remotamente.

Foram discutidos os seguintes assuntos Solicitação de assento ao CRBio-06 no Conselho Municipal de Saúde de Cacoal-RO; Divulgação da Resolução CFBio nº 627/2022 que dispõe sobre a atuação do Biólogo 48 no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas; Impugnação que fez o CRBio-06 ao Edital nº 63 002/2022 da Prefeitura de Pimenta Bueno (RO), em razão do impedimento dos Biólogos concorrerem às vagas de Analista Ambiental, em que até o presente momento, obteve-se apenas a manifestação da confirmação do recebimento do ofício; O Conselho também ofereceu impugnação ao Edital nº 001/2022 da SEAD/AP em razão do impedimento dos Biólogos com Graduação em Licenciatura concorrerem às vagas para a formação de cadastro de reserva relativo ao Cargo de Perito Criminal/Área Biologia, neste caso, obteve-se resposta oficial da Fundação Getúlio Vargas, fomentadora do cadastro, informando que o edital está de acordo com a Lei Nº 1.468, de 06 de Abril de 2010. O CRBio-06 decidiu por impetrar Mandado de Segurança para assegurar os direitos dos Biólogos.

Por determinação da Diretoria, a Assessoria da Diretoria realizará uma reunião com os funcionários e a Assessorias de Informática e de Comunicação para providências a respeito da atualização de páginas do site do CRBio-06, com o objetivo de propiciar uma experiência mais intuitiva aos usuários do site, além do acesso mais fácil aos serviços on-line oferecidos pelo Conselho.

O Plenário também recebeu o Plano de Ação das Comissões do CRBio-06 para 2023, que tem por finalidade viabilizar as atuações de cada um dos setores e ações pertinentes às Comissões permanentes do Conselho.