Biólogo DIEGO OLIVEIRA BRANDÃO lança artigo sobre efeitos do desmatamento na Amazônia em produtos florestais não madeireiros

Em artigo publicado na revista científica internacional, Regional Environmental Change, o Biólogo Me. Diego Oliveira Brandão mostrou o resultado dos seus estudos sobre os efeitos causados pelo desmatamento na produção de não madeireiros na Amazônia. Um problema grave e crescente que, segundo o autor, tem alterado substancialmente o bioma da região com efeitos negativos alarmantes para o meio ambiente e atingindo diretamente a qualidade de vida da população.

O desmatamento causado pelas atividades humanas está modificando a distribuição geográfica e a produtividade das plantas na Amazônia. As atividades extrativistas e em sistemas agroflorestais com as plantas nativas estão ameaçadas pelo desmatamento, bem como os extrativistas, agricultores e negócios que utilizam comercialmente os produtos florestais como sementes, frutos, óleos e gorduras vegetais. Os produtos florestais não madeireiros de açaí (Euterpe precatoria), andiroba (Carapa guianensis) castanha-da-Amazônia (Bertholletia excelsa) e cumaru (Dipteryx odorata) são exemplos empíricos da redução de colheitas à medida que o desmatamento avança na Amazônia. Os sistemas agroflorestais são recomendados para restauração florestal das áreas desmatadas e abandonadas.

O artigo pode ser acessado através do link: https://link.springer.com/article/10.1007/s10113-021-01836-5

O CRBio-06, representando os Biólogos da Região Norte, parabeniza o Biólogo Me. Diego Oliveira Brandão pela dedicação e iniciativa de difusão do conhecimento científico, desejando que cada vez mais Biólogos sigam o nobre exemplo de aprimoramento de conhecimentos em Ciências Biológicas e pela defesa da vida, iniciativas que só enobrecem e preenchem de orgulho a todos nós.


Me. Diego Oliveira Brandão (Lattes: http://lattes.cnpq.br/7338929742075079)

É Biólogo   com bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES (2004-2009) e mestrado em Biodiversidade (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009-2011). Atualmente é aluno de doutorado em Ciências Ambientais (Ciência do Sistema Terrestre) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2018-2022) e Biólogo Responsável Técnico da empresa Amazônia Socioambiental. Diego tem trabalhado e estudado com botânica e ecologia de espécies de plantas nativas na Amazônia e Cerrado desde 2006


Imagens: Acervo de Diego Oliveira Brandão

Por ASSECOM/CRBio-06

Publicada em 23/12/2021