CRBio-06 Confere Carteiras Profissionais a Novos Biólogos

25/11 – Aconteceu nesta quinta, com transmissão pelo canal do CRBio-06 (https://youtu.be/zbkxiWLfZCE) a primeira Solenidade de Boas-Vindas aos Novos Profissionais da Biologia. O Evento contou com a participação especial da Diretoria do Conselho Federal de Biologia: Dra. Maria Eduarda da Silva Larrazábal (Presidente); Eliézer José Marques (Vice-Presidente); Helena Lúcia Menezes Ferreira (Conselheira Secretária) e a Ex-Presidente do CRBio-06, Alcione Ribeiro de Azevedo, atual Conselheira Tesoureira do CFBio. Representando o CRBio-06, participaram: Yamile Benaion Alencar (Presidente); Marcelo Lucian Ferronato (Vice-presidente); Semirian Campos Amoêdo (Conselheira Secretária); José Felipe de Souza Pinheiro (Conselheiro Tesoureiro); José Abílio Barros Ohana (Delegado da Delegacia Regional do CRBio-06 Pará e Amapa)  e  Rosana Melquides Figueira de Matos (Conselheira), representando as Instituições de Ensino Superior.

A Cerimonialista, Bióloga Karen Balieiro (Assessora da Diretoria) iniciou convidando os representantes do CFBio, CRBio-06 e IES para compor a Mesa Diretora e na sequência cantar o Hino Nacional juntamente com todos os participantes.

A Presidente do CRBio-06 Dra. Yamile Benaion abriu a solenidade dando as boas-vindas a todos os novos Biólogos registrados na jurisdição do CRBio-06, cumprimentou a todos os participantes do eventos e a autoridade máxima do Sistema CFBio/CRBios, a presidente do Conselho Federal de Biologia Dra. Maria Eduarda de Larrazábal, em seguida comentou a importância da profissão e destacou que os novos Biólogos poderão atuar, contribuindo para com a sociedade nas diferentes grandes áreas de atuação da profissão, como Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde,  Biotecnologia e Produção e Educação, visto que já todos possuem registros no Conselho Regional de Biologia, deliberados pela Diretoria do CRBio-06 em Plenário, e que, no presente momento estavam sendo devidamente empossados para o exercício legal da profissão.

A Presidente do CFBio, foi a segunda a falar: “Esse é um importante momento, por que é nele que nós estamos entregando à sociedade, ao mercado de trabalho, os mais recentes Biólogos Biólogos do CRbio-06. Essa solenidade, para mim, traz algo de importância é que a chamada autoestima das pessoas, dos profissionais, dos recém formandos, dos recém-registrados mais precisamente. Essa autoestima é um sentimento, que, eu sempre venho falando nas minhas conversas, nas minhas reuniões, é algo muito necessário a qualquer profissional e não seria diferente ao Profissional Biólogo. Nós precisamos sim, cada vez mais, falarmos em autoestima por que é nela que a gente persiste, é por ela que a gente resiste, é por ela que nós trabalhamos”. Afirmou.

Na sequência, a Conselheira Rosana Melquides falou sobre a atuação do Biólogo na saúde, destacando o crescimento e a importância cada vez maior que esse profissional vem tendo frente ao combate da pandemia do coronavírus.

Falando também sobre a inserção do Biólogo no Mercado de Trabalho, a Fiscal Bióloga do CRBio-06, Luciana Lúcia Fonseca de Souza, fez uma breve apresentação mostrando também as atribuições do CRBio-06 e as Áreas de Atuação do Biólogo.

Em seguida, os nomes dos Novos Profissionais da Biologia foram lidos alternadamente pelo Delegado Abílio Ohana, Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro, Conselheira Secretária Semírian Amoêdo e Vice-Presidente Marcelo Ferronato.

Marcelo Lucian Ferronato (Vice-presidente); Semírian Campos Amoêdo (Conselheira Secretária); José Felipe de Souza Pinheiro (Conselheiro Tesoureiro); José Abílio Barros Ohana (Delegado da Delegacia Regional do CRBio-06 Pará e Amapá) 

A leitura dos nomes foi seguida pela leitura do Juramento do Biólogo pela Bióloga recém-graduada Suellen Furtado representando os Novos Profissionais da Biologia.

Após o juramento a nova Bióloga Daniele Moura fez uso da palavra exaltando a atuação do CRBio-06 e defendendo a atuação do Biólogo.

O Delegado Abílio Ohana parabenizou os novos Biólogos por tomarem atitude de se registrarem e ressaltou: “O Sistema CFBio/CRBios é o conjunto de todas as pessoas que estão registradas nele e por isso todos nós devemos trabalhar para que esse Sistema esteja cada vez mais forte e presente nas nossas vidas, nos Estados sob jurisdição do CRBio-06.” E encerrou parabenizando todos e convidando a conhecerem o trabalho da Delegacia Regional dos Estados do Amapá e do Pará.

No encerramento, a Presidente do CRBio-06 Dra. Yamile Benaion, idealizadora e incentivadora do evento, solicitou aos presentes, em especial aos novos Biólogos, que visitem sempre o canal do CRBio-06 no Youtube (www.youtube.com/crbio06tv) onde costuma ter eventos importantes, como o do dia 29/11, DESVENDANDO A ONÇA PINTADA, com o Biólogo Rogério Fonseca e mediação do Biólogo Marcelo Garcia. Depois, deu ênfase à participação de Biólogos na equipe do CRBio-06, como a Fiscal Bióloga Luciana Fonseca e a Assessora de Diretoria Karen Balieiro. Destacou também a alta qualificação dos Conselheiros que compõem o Plenário do CRBio-06, dos quais, vários são Mestres e Doutores, muito bem apoiados por toda equipe de funcionários e assessores do CRBio-06. Finalizou dando as boas-vindas e parabenizando os novos profissionais.

Em enquete realizada durante a Solenidade no canal www.youtube.com/crbio06tv o evento obteve: 70% de aprovação.

 

LISTA DOS NOVOS PROFISSIONAIS

  1. ALINE SOUZA DE MENEZES MEDEIROS
  2. ANA LÍDIA CAVALCANTE
  3. ANA PAULA GOMES DE LIRA
  4. ANDERSON SANTA BRIGIDA DE AVIZ
  5. ANDRE LUIZ SOARES NUNES
  6. ANDRESSA DE SOUZA NASCIMENTO
  7. ARNOLD PATRICK DE MESQUITA MAIA
  8. BEATRIZ BLENDA PINHEIRO DE SOUZA
  9. BRUNA MANUELA SILVA CAVALCANTE
  10. BRUNA MOURÃO BATISTA
  11. CAIO CRISLEY MOURA SOARES
  12. CAMILA SERRA FURTADO
  13. CAROLINA DE AMORIM SOARES
  14. CLAUDIA ROSANA ROMANO MARQUES DA SILVA
  15. CRISTIANE OLIVEIRA DE JESUS
  16. DANIELE MOURA DE OLIVEIRA MACIEL
  17. DANILO LEONCIO AGUIAR PEREIRA
  18. DAVI GRANGES E SILVA
  19. DIEGO RABELO GONÇALVES
  20. EDSON RODRIGUES COSTA
  21. ELLEN HELENA DE PINHO GARCIA
  22. EMILLI LARISSA SILVA DE OLIVEIRA
  23. EVANDRO OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE
  24. FRANCINALDO DE MATOS PINTO
  25. FRANCISMEIRE BONADEU DA SILVA
  26. FRANKYRLEY LAISON JESUS BAIA
  27. GABRIEL JOSE DA SILVA SERRA
  28. GEANE DA CONCEICAO SOUZA
  29. GEYNNA CRISTINA MACEDO RIBEIRO
  30. GUILHERME SAMPAIO CABRAL
  31. HANOICA JENNINGS CACERES
  32. JADDERSON JESSE GOMES DE CAMARGO
  33. JADSON JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
  34. JAQUELINE FERREIRA GOMES
  35. JARDEL MOURA DE SOUZA
  36. JOAO RAFAEL ALVES DE OLIVEIRA
  37. JOSIVALDO CORREA PANTOJA
  38. JULIANA CAROLINE DIAS PANTOJA
  39. LARISSA SVETLANA CAVALCANTE SILVA
  40. LEONARDO DA SILVA VALENTE FERREIRA
  41. LUCAS VINICIUS TRINDADE DA SILVA
  42. LUCIVANA PRATA DE SOUZA MOURAO
  43. MAIUME SILVA DA SILVA
  44. MARIA GLAUCIANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS
  45. MARIA IZABEL ANDRADE DE SOUZA
  46. MARIA PIRES MARTINS
  47. MARLON GREGORI FLORES CUSTODIO
  48. MYLLENA SUZI LIMA SILVA
  49. NAYARA DA SILVA CASTRO
  50. NILSON PEREIRA DA SILVA
  51. ORLANDO DIAS DA ROCHA NETO
  52. PAMELLA SUELY SANTA ROSA PIMENTEL
  53. PAULO THIAGO DOS SANTOS MORAES
  54. RODRIGO CORREA SOUSA
  55. SAMANTA GABRIELA SOUZA DA SILVA
  56. SAMARA CASSIA VIEIRA NOGUEIRA
  57. SANANDA FAVERO
  58. SANTELMO SELMO DE VASCONCELOS JUNIOR
  59. SUELLEN FURTADO VINAGRE
  60. TAINA THIENE ALVES COSTA
  61. VANIA CAROLINA FONSECA DA SILVA
  62. VIVIANE CAETANO FIRMINO
  63. VIVIANE SANTOS SOARES
  64. WAGNER OLIVEIRA DE AZEVEDO