15a. Plenária Extraordinária aprova orçamento do CRBio-06 para 2022

12/11 - Participaram da Reunião Plenária do CRBio-06, a Presidente do CRBio-06 Yamile Benaion Alencar, os Conselheiros, José Felipe de Souza Pinheiro (Tesoureiro), Semirian Campos Amoêdo (Secretária), Aldenira Oliveira da Silva, Dayse Campista Ferreira, Climéia Correa Soares, Israel Dourado Wilter Dourado Cabral, Solange Batista Damasceno e os Assessores Jimmy Padilha, Joelson Glaucio Luzeiro, Lycianne Rocha Alcântara e Maerlant Denis Moreira Leal.

A Presidente Yamile Benaion de Alencar declarou aberta a 15ª Plenária Extraordinária do CRBio-06, para Deliberação da Proposta Orçamentária de 2022. Em seguida passou a palavra para a assessora contábil Lycianne Rocha Alcântara.

A contadora Lycianne apresentou em slides a proposta e destacou que foi previsto na elaboração do orçamento o reajuste de 10% nas anuidades e taxas cobradas pelo Sistema CFBio/CRBios, conforme Resolução CFBio No 595, de 22 de outubro de 2021.

Outra informação importante trazida por Lycianne foi o excepcional percentual de Biólogos adimplentes no presente ano, que chegou ao 50%.

Após a apresentação a Presidente retomou a palavra e expressou preocupação quanto ao orçamento contemplar possíveis despesas como a contratação dos novos funcionários e a possibilidade de ser necessário uma reforma ou a viabilização de mais espaço para a sede, adequando-a ao maior número de servidores e de público a ser atendido.

Também destacou a Comissão de Transparência (CT), como uma das mais atuantes, elogiando o trabalho desenvolvido por seus membros e lembrando que a nova gestão precisará de disponibilizar mais recursos para a área da comunicação social, principalmente para a contratação de novas mídias, como outdoors e busdoors, com o objetivo de levar a imagem do CRBio-06 a um público mais amplo.

O assessor de comunicação, Denis Leal, intercedeu a fala da Presidente para, em nome da CT, agradecer o reconhecimento e acrescentar que as mídias atualmente utilizadas pelo CRBio-06 atingem principalmente os Biólogos, e que a incorporação de novos canais de divulgação ao plano de marketing do Conselho, faria com que a Profissão Biólogo fosse melhor aquilatada pelo grande público, que passaria também a entender com mais propriedade as atribuições do Sistema CFBio/CRBios, do qual o CRBio-06 é integrante.

A Contadora Lycianne, então explicou que o orçamento sempre é elaborado de modo a contemplar satisfatoriamente possíveis variações de gastos.

A Proposta Orçamentária foi, finalmente, posta à votação e aprovada por unanimidade, com o voto individual, tanto dos Conselheiros participantes presencialmente, bem como dos que estavam participando em modo virtual.

O Reunião foi encerrada pela Presidente Yamile Benaion Alencar.

Por Assessoria de Comunicação CRBio-06

Publicada em 14/11/2021