192a Plenária confirma os DESTAQUES DA BIOLOGIA 2020 e 2021

29/10 - Participaram da 192ª Reunião Plenária do CRBio-06, a Presidente do CRBio-06 Yamile Benaion Alencar, os Conselheiros Marcelo Lucian Ferronato (Vice-presidente), José Felipe de Souza Pinheiro (Tesoureiro e Secretário), Climéia Correa Soares, Dayse Campista Ferreira, Israel Wilter Dourado Cabral, Ronildo Baiatone Alencar e Solange Batista Damasceno.

Também estiveram presentes os Assessores Jimmy da Silva Padilha (informática), Karen Campos Balieiro (Diretoria), Joelson Gláuzio Luzeiro (jurídico) e Maerlant Denis Moreira Leal (comunicação).

A Plenária abriu com a leitura dos informes pela Presidente Yamile Benaion de Alencar.

A presidente informou que foram Indicados os nomes dos biólogos Mateus Ferreira (titular) e Lucilia Dias Pacobahyba (suplente) como representantes do CRBio-06, junto ao Conselho de Ética do Uso Animal da Universidade Federal de Roraima – CEUA/UFRR, representando mais um ponto de integração do CRBio-06 com a comunidade acadêmica. 

A Diretoria do CRBio-06 recebeu vários convites, entre os quais, a solicitação do CEMAAM. Conselho Estadual de Meio Ambiente (AM), para participação do representante do CRBio-06 na 73ª Reunião Extraordinária e 78ª Reunião Ordinária, que foram realizadas com sucesso nos dias 15 e 22 de outubro, respectivamente.

A fiscal Bióloga Luciana Souza, representando o CRBio-06, a convite UEA/ENS/BIO - Universidade do Estado do Amazonas, realizou palestra no dia 06 de outubro, no curso de Ciências Biológicas, disciplina de Legislação do Profissional em Biologia.

A Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários (AZAB), convidou os Conselheiros do CRBio-06 para conhecerem as atividades da Associação. A finalidade é estabelecer um vínculo mais estreito com a visão e missão da instituição. A Presidente informou que apreciou o pedido e solicitou manifestação do Plenário.

Foi anunciada também a possibilidade de mais uma parceria beneficiando os Biólogos, com possibilidade de descontos nas mensalidades e taxas do Curso de Biologia Molecular e Genética Laboratorial da Faculdade PIO XII. A confirmação da parceria dependerá do parecer da assessoria jurídica do CRBio-06.

Tivemos também várias solicitações de intervenção: Edital da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA (Manaus/AM). Motivo: Ausência de cargo Fiscal de saúde – Biólogo no Edital; Intervenção em edital da Prefeitura de Santarém – PA. Solicitação de esclarecimentos sobre o salário base do biólogo e retirada do cargo no concurso; Intervenção em edital quanto a legitimidade para o biólogo atuar em meio ambiente - indústria madeira e serrarias.

Diante da solicitação de um Biólogo, pedindo o devido desconto de 50%, devido sua faixa etária, a Presidente destacou que a Resolução No 152, que concede desconto na anuidade e taxas dos Biólogos e Biólogas portadores de enfermidades graves e acima de 65 anos, não é de conhecimento da maioria dos registrados e solicitou ao Assessor de Comunicação Denis Leal, que intensifique a divulgação deste benefício. A Presidente Yamile Também solicitou que desse início aos preparativos da Cerimônia de Posse dos Conselheiros que serão eleitos no pleito que ocorrerá on-line do dia 1 a 6 de dezembro de 2021 e tomarão posse em 12 de janeiro de 2022.

O plenário também decidiu a data da Cerimônia de inauguração da sede da Delegacia Regional do CRBIO-06 Pará e Amapá, adquirida com recurso do projeto de subvenção do Conselho Federal de Biologia (CFBio), que ocorrerá no dia 19 de dezembro. Serão convidados para a cerimônia a diretoria do CFBio, além dos membros da Associação dos Biólogos do Pará (ABIOPA) e convidados do Delegado Abílio Ohana.

A Presidente passou a palavra para o Tesoureiro José Felipe, que anunciou a conclusão dos trabalhos da comissão de seleção do Prêmio Destaques da Biologia.

A entrega das homenagens teve sua data definida para o dia 26 de novembro, durante a reunião do Plenário. Serão laureados simultaneamente os Destaques 2020 e 2021. Isto ocorre devido a edição do ano passado não ter sido viabilizada por conta da pandemia do coronavírus. 

A comissão de seleção foi formada pelas Conselheiras Dayse Campista Ferreira, Jacqueline da Silva Batista, Rosana Melquides Figueira de Matos e Semirian Campos Amoêdo. A divulgação dos resultados se dará durante a solenidade.

A Reunião foi encerrada pela Presidente Yamile Benaion Alencar.

 

Por Assessoria de Comunicação CRBio-06

 

Publicada em 10/11/2021