Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas

Data: Do dia 20 até  23 de outubro

Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas – ENSub: A Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) promove entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro de 2020, no Centro de Eventos em Fortaleza, Ceará.


Essa é a décima segunda edição de um evento que se tornou tradicional para os mais diversos segmentos, como produtores, técnicos, empresas e pesquisadores que atuam no setor de produção de substratos, mudas e/ou cultivo de plantas em recipientes. O objetivo do XII ENSub é atualizar informações sobre produção, comercialização e uso de substratos em diferentes áreas da cadeia produtiva.

Também enfatizamos a necessidade de abordar a sustentabilidade do uso de substratos nos diferentes sistemas de cultivo.

Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas – ENSub

Além de uma qualificada programação científica, esperamos oferecer aos participantes o máximo de comodidade, estando reunidos em um ambiente muito acolhedor, cercado de opções de lazer em uma das principais cidades litorâneas do Brasil.

História
O primeiro Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas – ENSub foi realizado em 1999, com o apoio do Sebrae, da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da AFLORI – Associação Rio-grandense de Floricultura, em Porto Alegre/RS. A criação do evento, pioneiro na América Latina, surgiu como resposta à análise dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento da cadeia produtiva da Floricultura, que destacou a deficiência na disponibilidade de produtos e tecnologias para cultivo em recipientes.

O cultivo em substratos, entretanto, não é uma tecnologia específica de floricultura. Seu uso correto define também a qualidade de várias outras culturas em viveiros comerciais, como em espécies frutíferas, florestais, hortaliças, entre outros tantos exemplos.

Devido à limitação do uso de brometo de metila na desinfestação do solo em decorrência do Acordo de Kioto, também as mudas para as lavouras de fumo passaram a ser produzidas em recipientes. Nesse processo, o solo é sempre substituído pelo substrato, na tarefa de servir de suporte físico para os vegetais, com a vantagem de reduzir a incidência de doenças e pragas típicas do solo, além de proporcionar melhorias das condições para formação das plantas, e redução do custo com transporte.

Site oficial: www.ensub.com.br/