XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia

2 e 6 de Agosto de 2020 | Gramado/RS

XXVII CBO: O XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia acontecerá entre os dias 02 e 06 de agosto de 2020, em Gramado/RS, na Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

XXVII CBO
A Sociedade Brasileira de Ornitologia e a Comissão Organizadora do XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia têm a satisfação de convidar toda a comunidade interessada no estudo e na conservação das aves a participar do XXVII CBO, que acontecerá entre os dias 02 e 06 de agosto de 2020, em Gramado/RS, na Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

Diversificação das aves amazônicas
Ornitologia no Brasil


XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia
XXVII Congresso Brasileiro de OrnitologiaO tema do congresso deste ano será “A ornitologia como ciência agregadora“, que destaca a pluralidade de abordagens dentro da ornitologia e sua capacidade de atrair cientistas de distintas escolas do conhecimento.

A ave símbolo do congresso deste ano é o grimpeiro (Leptasthenura setaria), uma espécie conhecida pela estreita relação ecológica com a araucária (Araucaria angustifolia). O grimpeiro nidifica e forrageia nos galhos e nas grimpas (folhas aciculadas) da araucária a procura de artrópodes, que podem causar danos às gemas apicais da araucária.

Como a araucária corre o risco de ser extinta, o grimpeiro também pode desaparecer da natureza, já que suas populações estão declinando, e hoje, a espécie é categorizada como quase ameaçada de extinção. Ambas as espécies e essa interessante relação podem ser observadas nos arredores da cidade de Gramado.

12 anos do Jacana Jacana
No XXVII CBO comemoraremos aniversário de 12 anos do Jacana Jacana, a festa comemorativa dos participantes do congresso, idealizada e criada em 2008, em Palmas/TO.

Site oficial do evento: http://xxviicbo2020.com.br/event/xxviicbo/site/index