Você conhece a atuação de Biólogos em Arborização Urbana?

As árvores são fundamentais para a qualidade de vida nas cidades, que é onde vive a maior parte da população brasileira. Elas propiciam uma série de serviços ecossistêmicos, como manutenção da biodiversidade, sequestro de carbono, redução das temperaturas e, principalmente, o prazer da contemplação do verde.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, os moradores desfrutam das mais de 600 mil árvores em praças, calçadas e canteiros, que se somam àquelas localizadas nos parques. Mas no verão, com as tempestades, cerca de 2 mil árvores caem, causando acidentes.

Muitos Biólogos trabalham com o necessário manejo da arborização urbana: podas, remoções e replantios, entre outras ações, que precisam ser autorizadas pelo poder público. Biólogos são habilitados a produzir e assinar laudos, com embasamento técnico, exigidos para as autorizações.

Biólogos também podem exercer funções, tanto em empresas (próprias ou de terceiros) de manejo de arborização urbana quanto em órgãos governamentais que autorizam as ações. Podem ainda fazer pesquisa na área, atuar em Organizações da Sociedade Civil, trabalhar com paisagismo, entre outras atividades.

Afinal, que profissional conhece melhor a biologia das árvores do que o Biólogo?