CRBio-06 presta Homenagem aos Biólogos Destaque em 2022

Aconteceu na noite desta terça, 29 de novembro, na sede do CRBio-06, em Manaus, Amazonas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube/CRBio06TV, a Solenidade de Entrega do PRÊMIO WANDERLI TADEI: Destaques da Biologia 2022.

Participaram presencialmente o Presidente Felipe Pinheiro, a Vice-Presidente Andréa Moura, o Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da Comissão de Transparência (CT) Daniel Santos, o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Ronildo Baiatone e a Assessora da Diretoria Karen Balieiro, cerimonialista do evento. O Conselheiro e Delegado Regional do CRBio-06 Pará e Amapá participou virtualmente e o Conselheiro Secretário Abílio Ohana Justificou ausência.

 

HISTÓRIA

O Prêmio Destaques da Biologia CRBio-06 foi criado em 2019, estando portanto em sua quarta edição.

Foi criado a partir da idealização e iniciativa do então Conselheiro Tesoureiro Felipe Pinheiro, que fez a propositura ao Plenário, tendo sido acatada por unanimidade.

Este é o primeiro ano em que o Prêmio Destaques da Biologia assume em sua denominação uma homenagem ao Biólogo Wanderli Tadei. Também é a primeira vez em que teremos Destaques em cinco categorias. Nas edições anteriores apenas um Biólogo foi homenageado anualmente:

2019 - ANTÔNIO CARLOS WEBBER

2020 - WANDERLI PEDRO TADEI 

2021 - PAULO SÉRGIO BERNARDE

As cinco categorias agora estabelecidas são: In Memoriam, Área de Biotecnologia e Produção, Área de Educação, Área de Meio Ambiente e Biodiversidade e Área de Saúde.

A escolha dos Destaques da Biologia Wanderli Tadei 2022 foi realizada em duas etapas: Na primeira fase os Biólogos indicaram nomes como sugestão através do site do CRBio-06.

Os indicados foram então selecionados pela Comissão de Formação e Aperfeiçoamentos Profissional do CRBio-06 (CFAP), com a Coordenação do Conselheiro Ronildo Baiatone.

Com a lista dos selecionados definida foi aberta a votação on-line, através do site do CRBio-06 com divulgação em nossas redes sociais.

A votação foi aberta a todos os Biólogos registrados e adimplentes no Sistema CFBio/CRBios.

 

A SOLENIDADE

O Presidente Felipe Pinheiro abriu a Solenidade destacando que o trabalho dos Biólogos é um vetor de transformações positivas do nosso planeta e que tem sua relevância na abrangência das grandes áreas de atuação. Biotecnologia, Meio ambiente, Saúde e Educação. Como heróis anônimos dedicam-se ao árduo trabalho diário de manter o equilíbrio de todos os ecossistemas que mantém o nosso planeta vivo. Em seguida agradeceu aos presentes, Conselheiros e Assessores e passou a palavra ao Conselheiro e Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamentos Profissional do CRBio-06 (CFAP).

O Conselheiro Ronildo explicou o mecanismo de escolha dos Destaques, enfatizando a total transparência e legitimidade do processo e citou os indicados selecionados:

Área de Biotecnologia e Produção: AUGUSTO BÜCKER,  JANSEN FERNANDES DE MEDEIROS, SPARTACO ASTOLFI FILHO, SUZANA DA SILVA DE OLIVEIRA MARTINS e VANDERSON DE SOUZA SAMPAIO.

Área de Educação: ADRIANO MARCOS ROMANO, GEAN CARLA DA SILVA SGANDERLA, LUCIANO JORGE SEREJO DOS ANJOS e MARIA DAS GRAÇAS VALE BARBOSA GUERRA.

Área de Meio Ambiente e Biodiversidade: FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO, HIPÓCRATES DE MENEZES CHALKIDIS, IZENI PIRES FARIAS, MARCELO LUCIAN FERRONATO e MAURO RENAN PEREIRA COSTA.

 Área de Saúde: FÁBIO MEDEIROS DA COSTA, LUANA MESQUITA DA SILVA, LUCIVANA PRATA DE SOUZA MOURÃO e THAÍS FEIJÃO LIMA.

Cumprido os ritos iniciais o Presidente Anunciou o ganhador do Prêmio Wanderli Tadei – Destaques da Biologia 2022 – Categoria Biotecnologia e Produção:

VANDERSON DE SOUZA SAMPAIO - Doutor em Medicina Tropical pela Universidade do Estado do Amazonas e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, especialista em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e graduado em Biologia também pela Universidade Federal do Pará (2001).

Por impossibilidade do Biólogo Vanderson de Souza Sampaio comparecer pessoalmente, o Prêmio foi entregue ao seu representante, o Biólogo Felipe Leão Gomes Murta.

 

O Conselheiro e Coordenador da CFAP, Ronildo Baiatone, anunciou o ganhador do Prêmio Wanderli Tadei na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade:

MARCELO LUCIAN FERRONATO - Mestre em Ciências Ambientais, Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Programa Floresta e Agricultura na Ação Ecológica Guaporé-Ecoporé.

O representante Marcos Lucian Ferronato irmão do agraciado, recebeu o Prêmio.

On-line, o Biólogo Marcelo Lucian Ferronato agradeceu a escolha do seu nome ressaltando a importância de toda sua equipe em sua trajetória e suas conquistas.

 

Em seguida, a Vice-Presidente Andréa Moura, anunciou o ganhador da Área de Saúde:

FÁBIO MEDEIROS DA COSTA - Graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialização em Ensino de Ciências Biológicas, Especialização em Controle Biológico e Especialização em Biologia Ambiental pelo Conselho Regional de Biologia 6a região - CRBio 06. Possui Mestrado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

A Bióloga Juliana de Souza Araújo representou o agraciado, que, on-line, brindou os presentes com um histórico de sua trajetória.

 

O Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da CT Daniel Santos anunciou o nome da ganhadora na Área de Educação:

GEAN CARLA DA SILVA SGANDERLA - Professora do Departamento de Biologia, na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações curriculares pela Faculdade de Rondônia - FARO (2005), e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2008).

A Vice-Presidente Andréa Moura representou a agraciada, que, em formato virtual, falou da Educação em sua trajetória e de como se sentiu lisonjeada por ter sido escolhida como Destaque da Biologia.

 

Tomando novamente a palavra, o Presidente Felipe anunciou o ganhador do Prêmio Wanderli Tadei In Memoriam:

MARCELO MENIN - Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005). Foi Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia-UFAM, Sub-Curador da Coleção Zoológica Prof. Paulo Bührnheim-UFAM, ministrou disciplinas de Zoologia Geral e Vertebrados, atuando principalmente nos temas: ecologia de comunidades, taxonomia e biologia reprodutiva de anuros.

A Viúva do Biólogo Professor e Pesquisador Marcelo Menin, Sra. Sumaia Saldanha de Vasconcelos Menin, honrou os presentes com um emocionante testemunho do Profissional exemplar e ser humano excepcional.

O Delegado Regional Pará e Amapá Reydson Reis parabenizou a todos e destacou a importância do Prêmio Wanderli Tadei como reconhecimento aos Biólogos.

O premiado Marcelo Ferronato agradeceu mais uma vez aos presentes e ao CRBio-06 pela iniciativa desejando para os próximos anos a continuidade do crescimento do Prêmio Wanderli Tadei.

Aproveitando a abordagem sobre o crescimento do Prêmio, o Conselheiro Tesoureiro e Coordenador da CT Daniel Santos anunciou a inclusão da Pessoa Jurídica entre as categorias já a partir de 2023, bem como a reformulação do Regulamento, permitindo a votação nos indicados por parte do público em geral, tendo os Biólogos um peso diferenciado em seus votos.

O Evento foi encerrado pelo Presidente Felipe Pinheiro ao agradecer aos premiados, seus representantes, Conselheiros, assessores e participantes.

 

IMAGENS DA SOLENIDADE: https://www.flickr.com/photos/crbio06/albums/72177720304099854

Assista o evento na íntegra através do nosso canal no youtube: https://youtu.be/MW4kiVlntqU