Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

17 de junho

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 55 milhões de pessoas no mundo são afetadas por eventos de seca todos os anos. Para as próximas décadas, estimativas mostram que mais de 75% da população mundial está vulnerável ao fenômeno da desertificação

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação tem o objetivo de conscientizar o público dos problemas que isso pode trazer ao planeta, serve para nos lembrar que a solução é um esforço que necessita do envolvimento da sociedade como um todo.

Decisões diárias que tomamos fazem a diferença. O que compramos, comemos, bebemos e usamos tem um impacto direto nos recursos naturais usados e na preservação dos solos, a exploração intensiva e o uso inadequado do solo são algumas das práticas humanas que podem levar a desertificação, gerando assim: solos improdutivos, desestruturação física do solo, salinização, destruição de hábitats, desequilíbrio de ecossistemas, êxodo rural e aprofundamento de problemas socioeconômicos são alguns dos diversos problemas que a desertificação e a seca podem gerar.