Dia Mundial das Terras Úmidas

31 DE JANEIRO

As áreas úmidas existem em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a água e o solo, as áreas úmidas são ecossistemas complexos, pressionados não somente pela ação direta do homem, mas também pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce adjacentes.

Além de abrigar uma enorme variedade de espécies endêmicas, e periodicamente, espécies terrestres e de águas profundas. Contribuem substancialmente para a biodiversidade ambiental e possuem um papel importante no ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos.

A data foi instituída em 1997 para homenagear a Convenção sobre Zonas Úmidas, mais conhecida como Convenção de Ramsar. A Convenção é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso racional de zonas úmidas e de seus recursos naturais.

Biólogos são profissionais habilitados nas atividades relacionadas a flora.


FONTES:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/areas_umidas
https://oeco.org.br/reportagens/24770-dia-mundial-das-zonas-umidas