Dia Mundial das Cobras

16 DE JULHO

As serpentes possuem um importante papel no equilíbrio ambiental. A ausência delas é um indicativo de alerta de ameaça ao bioma. Tidas, indiscriminadamente, como peçonhentas, o medo e a desinformação caminham juntos como motivação para que sejam perseguidas e mortas. Além dessa ameaça, ainda temos os acidentes por atropelamento, visto que o hábito delas inclui deslocamentos, atravessando rodovias.


O flagrante da foto mostra o Acadêmico de Ciências Biológicas, Douglas Amorim, Presidente do Instituto Herpeto em Rondônia (HR), resgatando uma Oxybelis fulgidus, atropelada por um veículo na Rodovia Estadual RO 452 Km 7,5, em área da Floresta Nacional do Jamari (FLONA Jamari), em Itapuã do Oeste, RO.


Para a Bióloga, Kaynara Delaix Zaqueo (CRBio-06 073739/06-D), filiada ao HR, “Um dos principais objetivos do Instituto é desmistificar a ideia de que as cobras são malignas, e, por consequência, evitar ataques insanos contra elas. O Dia Mundial das Serpentes, comemorado em 16 de julho, é uma excelente oportunidade para levar ao conhecimento do público a importância desses répteis e a necessidade de protegê-los”.