Manual de Pragas das culturas do Baixo Madeira

Imprimir

Os autores são profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Oikos Consultoria e Projetos e da Jirau Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, que atuaram em conjunto no levantamento, coleta de informações em campo e na elaboração e execução do projeto editorial.

A obra foi editada no formato  de um manual prático para uso dos produtores rurais da agricultura familiar. Apresenta as principais características, sintomas e danos, monitoramento, nível e táticas de controle de 41 pragas (insetos e ácaros) que são encontradas na região do Baixo Madeira, associadas à danos em 13 culturas (açaí, abacaxi, acerola, banana, caju, citros, cupuaçu, goiaba, graviola, mandioca, manga, maracujá e melancia).

O Manual tem 157 páginas e seis autores. O primeiro autor da obra é o engenheiro agrônomo José Nilton Medeiros Costa, pesquisador da Embrapa Rondônia, tendo como coautores a gestora ambiental Clariana G. Belém Mascarenhas, analista de Socioeconomia na Jirau Energia e quatro integram a equipe da Oikos, sendo: o biólogo Fabio Medeiros Costa, gerente da Oikos, os engenheiros agrônomos Sidnei Vobedo de Oliveira, Dhielson Navas Martins e a agrônoma Alana Kristin Fernandes Pereira, Analistas Ambientais.

Segundo José Nilton Costa “Além de fornecer informações e dar orientações sobre técnicas de monitoramento, manejo e controle de pragas, o material servirá de suporte didático em treinamentos e visitas técnicas nas localidades de abrangência do Baixo Madeira, sobre o manejo adequado das pragas que afetam as culturas dos ribeirinhos”, disse o pesquisador, que atua em projetos desenvolvidos na área da Associação Vida Nova, no "Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável" do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO), em Nova Mutum Paraná, onde foram instaladas unidades experimentais em parceria entre a Embrapa Rondônia e a Jirau Energia.

Foram impressos 100 exemplares para distribuição aos produtores assistidos pela Oikos e para instituições parceiras da Jirau Energia. O manual também será disponibilizado gratuitamente, no formato e-book, na página da Jirau Energia na internet, no inicio do mês de maio próximo.

A publicação é uma parceria da Embrapa Rondônia e Jirau Energia.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/69896181/lancado-o-manual-de-pragas-das-culturas-do-baixo-madeira

 

Acessos: 1317