Biólogo Gerson Lopes descreve nova espécie de sagui para Amazônia

Realizando estudos em campo ao longo da distribuição de uma espécie de sauim, Saguinus mystax, cuja ampla distribuição e diversidade fenotípica foi proposta como três subespécies, Saguinus mystax mystax, Saguinus mystax pileatus e Saguinus mystax pluto, o Biólogo e pesquisador do Instituto Mamirauá e da Universidade Federal do Amazonas Gerson Lopes (CRBio 103509/06-D), percebeu que os indivíduos de Saguinus mystax mystax da margem direita do rio Juruá apresentavam fenótipo (aparência externa) diferente dos espécimes da margem esquerda.

A partir dessas observações, ele consultou os espécimes de Saguinus mystax depositados nas Coleções Científicas do Instituto Nacional da Amazônia e do Instituto Mamirauá para verificar as possíveis diferenças entre os indivíduos, bem como entre as subespécies. Além disso, utilizou dados genéticos para testar se havia diferença genética entre eles.

Ao juntar as evidências fenotípicas, genéticas e de distribuição geográfica, confirmou que se tratava de nova espécie de primata para a Amazônia. Além disso também foi proposto o status de espécie para Saguinus mystax e Saguinus pileatus, esta última com duas subespécies, Saguinus pileatus pileatus e Saguinus pileatus pluto

O nome da nova espécie é Saguinus kulina. Este nome foi uma forma de homenagear os povos originários da Amazônia, no caso o povo indígena Kulina, da terra indígena Kumaru, a maior terra indígena dentro da distribuição da nova espécie.

O artigo da descrição dessa nova espécie de sagui para Amazônia está publicado no link: https://peerj.com/articles/14526/#