Biólogo lança livro: O Sucesso Escolar e a Escolha da Profissão: mudando pessoas para melhor

O Biólogo Gilson de Souza Santana (CRBio 019923/06-D), professor do ensino Fundamental, Médio e Superior há mais de 23 anos, acaba de lançar o livro “O Sucesso Escolar e a Escolha da Profissão”.

A obra aborda variadas questões escolares e das profissões, fruto de sua experiência em instituições de ensino públicas, privadas e militares.

Figura 1 - Capa de “O Sucesso Escolar e a Escolha da Profissão: mudando pessoas para melhor

 

 A sala de aula

Temas como o gerenciamento de sala, estresse docente (síndrome de Burnout), bullying, avaliações, uso de celulares, educação para a sexualidade, superdotação, drogas e inclusão escolar.

 

As profissões

Noutro tema foram abordados os tópicos referentes às profissões, como: a escolha da profissão, empreendedorismo e visão empresarial, as profissões tradicionais e as novas profissões, o papel da família e da escola na escolha profissional, as imersões, intercâmbios e estudos de línguas e profissões: desde as relacionadas às armas e à segurança até as conectadas às artes.

Foram consideradas as referências teóricas, mas, sobretudo, as experiências do dia a dia. Com isso, a natureza dos relatos é muito direta, evitando o autor teorizar em demasia a prática em sala. O foco principal é o aspecto realmente funcional ao tratar de cada questão.

Devido a diversidade de público para os quais o conteúdo é direcionado, foram utilizadas linguagens ligadas à cultura pop e nerd, desenhos animados, memes, cinema, influenciadores digitais e redes sociais, sem negligenciar na inserção de resumos e interpretações dos clássicos da literatura brasileira e mundial, incluindo frases de grandes obras, além de “easter eggs literários” (referências dissimuladas ou escondidas no texto), a fim de ilustrar muitas situações encadeadas às questões educacionais.

Gilson Santana considera a sala de aula como a célula da educação formal: “Se a relação entre alunos e professor funcionar na sala de aula, por um efeito em cascata, toda a educação será beneficiada.” Conclui.

A questão da orientação profissional é apontada como uma preocupação que deve ser uma constante para alunos, pais ou responsáveis e todos que se envolvem com o estudante.

Em grande parte das instituições de ensino médio, a futura profissão já vem sendo tratada como algo palpável, porém, sempre é possível contribuir para melhorar o processo de escolha, afinal, este é um dilema que todos os estudantes certamente um dia enfrentarão.

O livro “O Sucesso Escolar e a Escolha da Profissão: mudando pessoas para melhor - Incluindo "O encontro dos bardos, uma história druida", do Biólogo Gilson de Souza Santana é leitura indispensável para professores, gestores escolares, pais e estudantes.

Figura 2 - Lançamento do livro em 20 de setembro de 2022 (Santa Maria - RS)

 

Aquisições podem ser feitas nas livrarias Athena e Santos (Santa Maria - RS), Livraria Catarinense (Florianópolis – SC),

Estante Virtual (https://www.estantevirtual.com.br/busca?q=gilson%20santana)

Shopee (https://shopee.com.br/O-SUCESSO-ESCOLAR-E-A-ESCOLHA-DA-PROFISS %C3%83O-mudando-pessoas-para-melhor-Gilson-Santana-i.382659629.16081708664? sp_atk=7c9b3350-b651-4068-9d94-3224c7778989&xptdk=7c9b3350-b651-4068-9d94- 3224c7778989) e

Amazon, em formato e-book (https://www.amazon.com.br/Sucesso-EscolarEscolha-Profiss%C3%A3o-Incluindo-ebook/dp/B09ZFBVK28).