AÇÕES DA FISCALIZAÇÃO DO CRBIO-06 EM RIO BRANCO (AC)

Dia 12/08, último dia de atividade da semana de Fiscalização no Estado do Acre (AC), foi realizada palestra para os calouros do Curso de Licenciatura em Biologia da UFAC, ressaltando as diversas áreas de atuação do Profissional Biólogo. 

A Comitiva do CRBio-06, composta pela Vice-Presidente Andréa Moura, Fiscal Bióloga Luciana Souza e assessor jurídico Dr. Joelson Luzeiro, foi recebida em 08/08 pelos membros do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (AC) (IDAF). O Objetivo da reunião foi apresentar as áreas de atuação do Biólogo com pertinência nas atividades desenvolvidas pelo Instituto, bem como, ressaltar a importância de cooperação técnica entre as entidades. Participaram da reunião, Daniel Carlos Oliveira, Chefe do Departamento Tático Animal (DETA/IDAF); Vice-Presidente do CRBio-06 Andréa Moura; Kennedy Lins, Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (IDAF) e Adriane Pires, Coordenadora PNEFA (IDAF).

O com o coordenador do curso de Ciências do IFAC recebeu a comitiva do CRBio-06. Na reunião, os participantes discutiram sobre a área de atuação do Profissional Biólogo e valorização do profissional. Participaram, o coordenador do curso de Licenciatura em Biologia da Instituição, Antônio Oliveira de Costa; a professora de Biologia Irineide Ferraz Bezerra França e acadêmicas do Curso de Biologia, Daiana Sampaio dos Santos e Beatriz Lima Spalaor. Foram abordadas também as áreas de atuação dentro e fora da vida acadêmica.

Em reunião com a equipe do SOS Amazônia, com a presença do Biólogo Luiz Henrique; funcionários Mateus Brito e Antônia, foram abordadas, entre outras pautas, as áreas de atuação do Profissional Biólogo.
A Secretária Paola Fernanda Daniel, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI/AC), recebeu em sua sede em Rio Branco (AC), na quarta (10/08), a visita técnica da comitiva do CRBio-06. A comitiva apresentou as áreas de atuação do Biólogo com pertinência nas atividades desenvolvidas pela Secretaria, além de explicar a importância da cooperação técnica entre as entidades como instrumento de defesa do meio ambiente. A ação faz parte das prioridades da atual gestão do Conselho em busca de mais valorização e reconhecimento à Profissão Biólogo.

A Comitiva também foi recebida em 09/08 por membros da Secretária de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento do Acre (AC) (SEINFRA). Na reunião, foi considerada a possibilidade de integrações entre as entidades. Cooperações essenciais para a atual gestão do CRBio-06 por impactar diretamente na qualidade da atuação profissional dos Biólogos. Participaram, além dos membros da Comitiva do CRBio-06, o Assessor Jurídico da SEINFRA, Gabriel; Secretário da SEINFRA, Cirleudo Lima e a Chefe do Departamento Administrativo, Mirles.

Em 10/08, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (AC) (SEMEIA), representada pelo secretário Carlos Alberto, assessora Jurídica Elen e auditor ambiental Marcondes Maia Ferreira, recebeu a Comitiva do CRBio-06, que apresentou à secretaria as inúmeras áreas de atuação do Biólogo, especialmente, com ênfase na grande área Meio Ambiente e suas subáreas, bem como, manifestou interesse formal no estreitamento das relações institucionais através de Termo de Colaboração Técnica, cuja finalidade essencial, busca fortalecer as prerrogativas da Profissão Biólogo, seus direitos e deveres.

A Comitiva do CRBio-06 foi recebida em 11/08 por duas secretarias em reunião conjunta: Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo do Acre (AC) (SEET), representada pela Chefe de Gabinete Ana Cristina Silveira, e Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT), representada pelo Secretário Assurbanípal Barbary de Mesquita. Também houve participação na reunião de Sílvio Charles de Mesquita, Chefe de Gabinete/Assessor Jurídico (SEICT), João Vítor Casas - Assessor Jurídico(SEET) e a Bióloga Solange Chalub Bandeira Teixeira, consultora da SEICT pelo Sistema Indústria/IEL. Na reunião, o CRBio-06 apresentou às Secretarias as inúmeras áreas de atuação do Biólogo, e destacou a importância de se firmar um Termo de Colaboração Técnica entre as entidades. A SEICT/AC, ainda sugeriu ao CRBio-06 a realização de evento na cidade de Rio Branco, com seu apoio institucional, visando propiciar aos Biólogos, às instituições públicas e à sociedade civil, o conhecimento do âmbito de atuação dos profissionais da Biologia.

A Comitiva reuniu com a Secretaria de Saúde do Acre, tendo como representantes da SESACRE, Patrícia, coordenadora da Divisão de Processo Administrativo e Estelita, coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa. O objetivo da reunião foi apresentar as áreas de atuação do Biólogo, principalmente as que são comuns à área da Saúde e ressaltou a importância de cooperação técnica entre o Conselho e a Secretaria.
A SEPLAG e a SESACRE protocolaram ofícios com solicitação de listagem dos Profissionais Biólogos.

O setor de fiscalização do CRBio-06 considerou a semana de fiscalização no Acre (AC) bastante produtiva. Programações como estas são de grande relevância para a categoria e para o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (Sistema CFBio/CRBios).