DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE

02 DE DEZEMBRO

A data, comemorada desde 1941, quando foi instituída pelo Decreto nº 8.229, tinha o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas de educação e prevenção, buscando qualidade de vida e bem-estar para os indivíduos. Essas campanhas educacionais tinham como foco a conscientização da população sobre os principais cuidados necessários para prevenir doenças que são típicas da região.

Graças a campanha do Dia Panamericano da saúde, muitas conquistas foram alcançadas. Uma delas, no Brasil, é a erradicação da poliomielite (a paralisia infantil), que ocorreu depois de uma extensiva campanha de vacinação, que se iniciou nessa data. Além disso, há ainda extensa campanha de controle regular das vacinações, boa alimentação e prática de esportes.

A data não nos lembra de cuidar apenas de nossa saúde, mas de olhar a saúde da nossa região como um todo, exigindo do governo serviços públicos de saneamento, vacinação, atenção à saúde da população, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social saudáveis. Porém, há outros fatores envolvidos no contexto, como, bem-estar e qualidade de vida, que tem em comum a busca por corpo e mente sadios!

Veja+ https://bvsalud.org/portal-lis/2022/04/08/dia-mundial-da-saude-2022-nosso-planeta-nossa-saude