MEDICINA P4 (preditiva, preventiva, personalizada e participativa): O papel da Genômica e dos Biólogos na Medicina do futuro

15 de março de 2023

18:30 (Hora Brasília)

Evento Gratuito

Certificados: 2 horas

Inscrições: https://www.sympla.com.br/medicina-p4-o-papel-da-genomica-e-dos-biologos-na-medicina-do-futuro__1897401

Nesta palestra, o Biólogo Prof. Dr. Michel Satya Naslavsky (CRBio-01 124316/01-D), da USP, vai abordar a Medicina P4 (preventivo, preditivo, personalizado e participativo) e a necessidade de o Brasil criar um banco de dados genômicos próprio, a partir do sequenciamento do genoma de brasileiros. Os bancos atuais – o maior é o UK Biobank com genomas de cerca de 500 mil britânicos – são inadequados para a população brasileira, que é altamente miscigenada.

Os testes genéticos indicam as mutações genéticas de cada pessoa e assim a propensão para doenças de fundo genético – câncer, diabetes, Alzheimer etc. É o futuro da medicina. Mas o impacto das mutações varia de acordo com a raça. Desta forma, é fundamental o Brasil ter um grande banco público – atualmente o maior banco é o da USP, com 1.500 sequenciados, o que limita diversas análises.

O Ministério da Saúde já emitiu uma portaria para formação do banco, mas o trabalho ainda não foi iniciado. Michel Naslavsky está engajado na divulgação da importância do banco.

ASSISTA O EVENTO EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE: https://youtube.com/live/lCbb0EpJKCE

ACOMPANHE NOSSO EVENTO TAMBÉM PELO FACEBOOK: https://fb.me/e/J4sOYY6C

PALESTRANTE: MICHEL SATYA NASLAVSKY (CRBio 124316/01-D) Doutor em Biologia Genética (USP)

MEDIADORA: REGINA CÉLIA MINGRONI NETTO (CRBio 010238/01-D) Doutora em Biologia Genética (USP)

CURRÍCULOS:

MICHEL SATYA NASLAVSKY - Professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Genética (USP), 2015. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2011 a 2015. Conduz atividades de pesquisa científica no Centro de Pesquisas sobre Genoma Humano e Células-tronco da USP. Conduz atividades de pesquisa no Laboratório de Big Data Analytics do Hospital Israelita Albert Einstein. Bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro da American Society of Human Genetics desde 2013. Membro da Sociedade Brasileira de Genética desde 2008. Interesse em pesquisa nas áreas de genética, biologia molecular, genômica funcional, farmacogenômica, bioinformática e bioética. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9068-1713.

REGINA CÉLIA MINGRONI NETTO - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1994). Defendeu tese de Livre-Docência em 2011. Atua como docente do Depto. de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP desde 1995 e atualmente é Professor Associado 3. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em genética molecular humana, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: síndrome do cromossomo X frágil, surdez hereditária e variabilidade molecular em populações brasileiras, investigando populações afro-brasileiras de remanescentes de quilombos. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Biologia-Genética do Instituto de Biociências da USP entre 2008 e 2013. Foi coordenadora do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana de maio de 2015 até maio de 2019. Foi é Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Biociências da USP no período de 2020 a 2022 e atualmente coordena o programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana (desde 2021).

Realização: CRBio-01