No primeiro dia da CONFEBio: Sistema CFBio/CRBios e palestra da Bióloga Maria das Graças Vale

Quais são os impactos da pandemia do novo coronavírus e de que forma ela vem afetando o futuro da Biologia? Respondendo essa e outras questões, na Palestra Magna que abriu a 1ª Conferência Nacional de Biologia CONFEBio 2020, os membros da Diretoria do CFBio, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva (Presidente), Eliézer José Marques (Vice-Presidente), Helena Lúcia Menezes Ferreira (Conselheira Secretária) e Alcione Ribeiro de Azevedo (Conselheira Tesoureira) e Ex-Presidente do CRBio-06, abordaram também como tem sido a atuação do Sistema CFBio/CRBios nesse contexto de pandemia.

A noite continuou com a primeira palestra científica da CONFEBio o tema foi: Qual é o papel do Biólogo no estudo das doenças transmissíveis por vetores? A COVID-19 gerou impacto nesse tipo de atividade? O que essa pandemia vem nos ensinar sobre a necessidade de se adaptar e de se adequar, para continuarmos nossa jornada?

Palestrante: Maria das Graças Vale Barbosa Guerra

Bióloga, professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas e pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. A Bióloga trabalha há mais de 20 anos com entomologia médica e, atualmente, está focada no estudo de questões emergentes como a dinâmica de transmissão de Leishmaniose e Doença de Chagas na Amazônia.

Mediador: Horácio Manuel Santana Teles

Biólogo, pesquisador da Superintendência de Controle de Endemias, com Doutorado e Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Estadual de Campinas, Conselheiro do CFBio, e membro da Comissão de Saúde do CFBio.

Realizada pelo Sistema CFBio/CRBios, a 1ª Conferência Nacional de Biologia (CONFEBio) tem como tema "Fazendo História: os impactos da pandemia e o futuro da Biologia". Ao longo de uma semana, de 31 de agosto a 4 de setembro de 2020, Biólogos e Biólogas de todas as regiões do país discutirão os desafios da profissão para os próximos anos a partir de suas áreas de atuação.

As palestras são transmitidas ao vivo, no www.youtube/cfbio, sempre em dois horários: 19h e 20h15. Acompanhe!

Para saber mais sobre a 1ª Conferência Nacional de Biologia, acesse: https://cfbio.gov.br/dia-do-biologo ou https://www.crbio06.gov.br/index.php/comunicacao/agendas-eventos-reunioes/confebio